Diferente das cirurgias espirituais em que médiuns usavam bisturis nos fiéis, os procedimentos realizados na Associação Espírita Wantuil de Freitas de Cuiabá são baseados na chamada cura energética. O diretor da organização, Alex Sales, detalhou ao HNT TV Entrevista, que os fiéis passam por um processo de cura, dividido em etapas que incluem palestras e passes espirituais ao longo de três semanas. Na quarta, os frequentadores têm acesso à chamada 'sala de macas', onde ocorre o tratamento espiritual.
"Nos retiramos e a cirurgia é feita direto pelos espíritos", afirmou Alex Sales ao podcast.
Embora o termo 'cirurgia' seja simbólico, a dinâmica do atendimento lembra a rotina de um ambulatório. Os participantes passam por triagem inicial, assistem palestras voltadas ao equilíbrio emocional e, posteriormente, recebem passes - prática comparada a uma oração - antes de seguirem para o momento de repouso nas macas. As etapas as quais os fiéis são conduzidos fortalecem a sensação de estar em uma visita a um ambulatório.
"Os médicos espirituais que coordenam o trabalho, não há intervenção de médium", reforça Alex.
Segundo o diretor, os médiuns que ficaram famosos por fazer cortes nos pacientes, agiam assim, justamente, para "chamar a atenção". Alex citou o José Pedro de freitas, conhecido como 'Zé do Arigó', que alegava incorporar o Dr. Fritz e atuar nas cirurgias com as suas habilidades, estando apto a até preescrever remédios.
"Ele fazia coisas fantásticas para chamar atenção. Ele pegava canivete, cortava na frente de todo mundo, o povo filmava, mexia no olho da pessoa", lembrou.
O método polêmico foi abandonado ao longo do tempo e, atualmente, a prática é exclusivamente espiritual, sem contato físico invasivo.
"É igual de hospital. Ela deita ali e ela fica ali. Nós temos um momento então que elas ficam, elas tomam um passe e depois elas ficam ali que o tratamento é todo espiritual", concluiu.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





