O governo do Estado assina hoje um convênio com a Infraero para lançar o edital de licitação das obras de ampliação e reforma do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O contrato com a empresa vencedora, futuramente, será feito nos mesmos moldes do já realizado com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o RDC foi instituído pela lei federal 12.462/2011 e tem por objetivo agilizar as contratações necessárias à realização da Copa de 2014. Com essa modalidade de licitação, ainda de acordo com a Secopa, o poder público primeiro avalia as propostas técnicas e de preço conforme critérios estabelecidos no edital e realiza a sessão de habilitação apenas com a empresa melhor pontuada nesses dois quesitos. Imagem da internet Pontes de embarque – os chamados fingers – estão previstos para serem instalados
Com a assinatura do convênio e após a escolha da empresa, a Infraero repassará os recursos necessários para as obras do aeroporto em Mato Grosso. Como a concorrência será nos moldes do RDC, o orçamento da obra será divulgado apenas no final da licitação, permitindo maior competitividade entre os licitantes.
AS OBRAS
Em setembro de 2011 foi entregue a primeira obra do aeroporto, que foi a reforma na área de desembarque dos passageiros.
Após a assinatura do convênio na tarde desta terça-feira, serão feitas nos próximos meses obras e serviços de engenharia, como a reforma e ampliação do terminal de passageiros, setores A, B e C, incluindo a instalação de ponte de embarque – os chamados fingers.
Outra mudança no aeroporto será a adequação da via de serviço da pista e a nova finalização horizontal do pátio de aeronaves. Além disso, também estão previstas reforma e ampliação do sistema rodoviário interno e do estacionamento de passageiros.
De acordo com os projetos, será feita ainda a ampliação dos sistemas de infraestrutura básica: rede de energia elétrica, de água, de esgoto e de telecomunicações. O objetivo é também construir um estacionamento no novo prédio administrativo da Infraero.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.