A expansão imobiliária acentuada em Mato Grosso vem “forçando” o poder público, a avançar com ações de investimentos em mobilidade urbana e na melhoria dos espaços públicos para acompanhar o "boom" do setor. Quem explica essa dinâmica é o presidente do Creci-MT (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso), Claudecir Contreira para o HNT TV.
Mato Grosso conta com 17 mil corretores de imóveis, sendo 12 mil ativos no mercado. Atualmente o Estado possui mais de cinco mil empresas imobiliárias. Ao jornalista Kleber Lima, Contreira conta ainda sobre as "benesses" que trouxeram as obras da Copa do Mundo de 2014 para a Capital.
Segundo ele, as obras ainda estão reverberando no mercado imobiliário e aquecendo o lançamento de novas torres, condomínios, prédios e empreendimentos que estão alterando inclusive o plano diretor dos municípios devido à alta demanda do setor imobiliário.
“Foi na copa que se investiu em avenidas como Avenida das Torres, trincheiras e outras melhorias como a avenida Contorno Leste, nas proximidades da região do Sinuelo, os olhares estão se voltando muito para essas regiões. O mercado está tão pujante, organizado, que o plano diretor de Cuiabá, por exemplo, teve que avançar, mas como muita luta. Isso reflete muito que “se o poder público não atrapalhar, já ajuda. Qualquer gestor inteligente chama o setor imobiliário para residir e ocupar espaços nas Prefeituras”, explica o presidente do Creci-MT.
Com a alta dos investimentos imobiliários, automaticamente, o setor teve que investir em avanço para os corretores de imóveis, que conseguiram a aprovação de uma lei estadual que prevê a obrigatoriedade da atuação dos profissionais nas transações imobiliárias dos programas habitacionais de Mato Grosso, como o Ser Habitação/ Minha Casa, Minha Vida.
Claudecir explica que, com a lei, o consumidor que for financiar um imóvel do programa habitacional do governo do Estado pela faixa dois, pode contar com o auxílio de um corretor de imóveis. Para lei entrar em vigor basta falta a sanção do governador Mauro Mendes ao projeto de autoria do deputado estadual do União Brasil, Eduardo Botelho.
Como identificar um corretor de imóveis legalizado junto ao Creci-MT, e evitar cair em golpes de estelionato, e o que vem acontecendo com os imóveis residenciais nos bairros centrais de Cuiabá também fizeram parte do bate-papo do programa desta semana no canal.
A entrevista completa já está disponível nesta quinta- feira (21), no canal HNT TV, no Youtube.
ASSISTA
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.