O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso passou a fazer parte do programa SOS Infarto APH, uma iniciativa criada para acelerar o socorro a pessoas com suspeita de infarto e aumentar as chances de sobrevivência. Lançado em parceria com o Samu e com o Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso (HCAC), o projeto começou a funcionar oficialmente nesta segunda-feira (22). O foco inicial das equipes é atender os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, mas a meta é levar o modelo para outras cidades do estado no futuro.
O grande diferencial do programa é cortar etapas no atendimento: agora, quem apresentar os sintomas da doença será levado direto para o Hospital Central, que é a unidade de referência para o caso. Isso evita que o paciente passe por triagens demoradas em outras unidades de saúde e permite que os médicos do hospital preparem a estrutura cirúrgica antes mesmo de a ambulância estacionar. Durante o trajeto, os bombeiros ou os socorristas do Samu realizam um eletrocardiograma (ECG) na própria vítima e enviam os dados em tempo real para os especialistas de plantão analisarem.
O Hospital Central conta com uma estrutura completa para o suporte cardiológico de urgência, incluindo salas de cateterismo e equipes prontas para cirurgias cardíacas. Segundo o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o tempo é o fator mais precioso para diminuir as sequelas e salvar vidas nesses episódios. Caso alguém sinta dores fortes no peito ou outros sinais comuns de infarto, a orientação das autoridades é ligar imediatamente para o 193 (Bombeiros) ou 192 (Samu) para que o protocolo de emergência seja acionado o quanto antes.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








