O passeio é gratuito, acessível e estimula o visitante a observar detalhes, reconhecer formas, cores e perfumes e compreender os diferentes modos de crescimento das orquídeas.
No viveiro, são 27 espécies de orquídeas, e outras dezenas de plantas nativas, como Pau-Brasil, Bromélia-Imperial e Samambaia-Estaca.
Entre os destaques, estão também a Rainha das Orquídeas (Cattleya labiata), símbolo da flora brasileira; a elegante Laelia purpurata, conhecida como Rainha das Orquídeas do Sul; as delicadas Miltoniopsis, popularmente chamadas de orquídeas-amor-perfeito; a exuberante Chuva-de-ouro (Oncidium sphacelatum); a perfumada Orquídea-chocolate (Oncidium 'Sharry Baby'); a exótica Orquídea-aranha (Brassia verrucosa); além de gêneros fascinantes como Stanhopea, Gongora, Encyclia, Maxillaria, Paphiopedilum e Phalaenopsis.
Em nota, o parque afirmou que a reabertura é um movimento que resgata a história e a vocação original do local. "Totalmente dedicado à preservação, ao cultivo e à exposição de orquídeas, o espaço volta a receber o público como um convite ao silêncio, à observação atenta da natureza e à valorização da biodiversidade".
O espaço leva o nome da Professora Ruth Cardoso, intelectual, antropóloga e referência nacional por seu compromisso com a cultura, a educação e o desenvolvimento social. Outra homenagem é a presença da Rhyncholaeliocattleya Professora Ruth Cardoso, flor que também homenageia a ex-primeira-dama.
Apesar de o já espaço estar aberto para visitas, uma cerimônia oficial será realizada no dia 3 de março com a presença de convidados, autoridades e familiares de Ruth Cardoso.
Serviço
O que: Orquidário Ruth Cardoso
Onde: Av. Queiroz Filho, nº 1.315 - entrada próxima ao portão 2 do Parque Villa-Lobos.
Quando: de quarta a domingo, das 9h às 18h.
Quanto: Grátis.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





