Terça-feira, 13 de Maio de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,68
euro R$ 6,31
libra R$ 6,31

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,68
euro R$ 6,31
libra R$ 6,31

Artigos Terça-feira, 17 de Dezembro de 2013, 15:10 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2013, 15h:10 - A | A

Redes: alternativa para as agroindústrias de pequeno porte

Através da rede as pequenas agroindústrias conseguem ampliar o mix de produtos em escala compatível, e negociá-la em condições mais favoráveis

HUDSON SATURNINO







Assessoria

A partir da década de 60 houve uma intensificação da modernização da agricultura brasileira, baseada em um processo de transformação na sua base técnica, principalmente com o uso de maquinários, de fertilizantes, agrotóxicos e da genética, visando o aumento da produtividade e da produção de alimentos.


É nesse contexto que se fortaleceram as grandes agroindústrias integradoras (ou surgiram outras), impondo uma nova dinâmica ao processo produtivo. Essa dinâmica trouxe a exclusão de muitos agricultores, principalmente pelo seu caráter seletivo. A integração, com novos padrões tecnológicos, exigiu um aumento da produção (de maior escala) e dos índices de produtividade. Esse processo fez aumentar as diferenças sócio-econômicas, concentrando renda e diminuindo o número de pessoas envolvidas na produção. As agroindústrias integradoras embora, por um lado, tenham possibilitado uma estratégia de reprodução da pequena produção familiar, por outro, com seus padrões de produção crescentes, criaram uma dinâmica que vem excluindo aqueles agricultores que não atingem os padrões impostos (SILVESTRO, 1995:327).

Aos pequenos que não conseguiram se enquadrar no novo cenário, merece destaque a organização entre as pequenas agroindústrias, formando uma espécie de rede. Isto significa que cada agroindústria se articula com outras, para que juntas possam resolver problemas, os quais, individualmente, seriam de difícil superação. Com isso, as pequenas agroindústrias, ao invés de concorrerem entre si, formam uma espécie de bloco, em torno de uma Unidade Central de Apoio Gerencial.

O principal objetivo desta Unidade Central, que representa mais uma forma de organização dos agricultores familiares, é prestar um conjunto de serviços às agroindústrias, ou seja, uma equipe multidisciplinar de apoio técnico para a produção da matéria-prima, a industrialização, o planejamento e gestão. A rede de agroindústrias pode representar, ainda, uma forma de mediação com Órgãos Governamentais em relação às políticas e serviços públicos, com o mercado e com os fornecedores. É um instrumento, também, para facilitar o transporte dos produtos e para gerir a qualidade e a apresentação dos alimentos. (PREZOTTO, L. L.2002:26)


Essa organização das Agroindústrias Rurais de Pequenos Portes – ARPPs representa uma forma de aumentar o seu poder de intervenção e permanência no mercado formal. Através da rede as pequenas agroindústrias conseguem ampliar o mix de produtos em escala compatível, e negociá-la em condições mais favoráveis junto aos mercados local, regional e em médias e grandes redes de varejistas e atacadistas.

No Oeste de Santa Catarina, podemos exemplificar com a rede: Unidade Central de Apoio das Agroindústrias Familiares do Oeste Catarinense – Ucaf, legalizada em uma forma de Cooperativa Central. A Ucaf, fundada em 16/11/1999, conta hoje com a filiação de 32 cooperativas e 172 agroindústrias familiares que utilizam a marca “Sabor Colonial” produzindo mais de 1.100 produtos comercializados em todo o Estado.

A estrutura física da Ucafocupa uma sobreloja de aproximadamente 50 m², que busca o máximo de mediação e prestação de serviços aos agricultores.Através da organização foi possível obter a legalização dos empreendimentos junto ao serviço de inspeção sanitária, a formalização jurídica, a diferenciação da qualidade e a melhoria da apresentação dos produtos, do marketing, da elaboração dos rótulos e da articulação com os mercados. Estes serviços são obtidos com menores custos, pois são dissolvidos em várias agroindústrias e/ou em maior volume de produtos.Outra oportunidade é a possibilidade de aumentar a credibilidade dos produtos, principalmente junto aos consumidores.

Nessa mesma linha, a AMM, o Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura, e o programa Cooperar e Crescer do SICREDI enviaram representantes para participarem de uma missão ao Sul do País em visita às agroindústrias daqueles Estados, que se fizeram presentes nas instalações da Ucaf, conhecendo o sistema de funcionamento da Cooperativa Central.

A AMM, o Fórum e o SICREDI, com apoio de outras entidades, vêm articulando a criação de uma Rede formada a partir das agroindústrias rurais de pequeno porte existentes e outras que possam surgir em Mato Grosso, com atuação descentralizada e de forma regionalizada.




*HUDSON SATURNINO é gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros