Artigos Sexta-feira, 26 de Agosto de 2011, 10:00 - A | A

Sexta-feira, 26 de Agosto de 2011, 10h:00 - A | A

Brasil, um dos países mais corruptos

O Brasil se destaca entre os países mais corruptos do mundo. A situação é tão alarmante que virou uma cultura negativa para a nação. Ao analisarmos algumas obras sobre a história do Brasil, percebemos que os privilégios individuais vem desde a Colônia

LEILA MARES

Divulgação

O último indicador divulgado pela Transparência Internacional em 2010, aponta o Brasil com nota de 3,7, as notas do índice vão de 0 a 10, sendo que, as notas próximas a zero, indicam elevados níveis de corrupção.

A Transparência Internacional é uma Organização Não Governamental, que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção mundial. Ela é conhecida pela produção anual de um indicador no qual se analisa os índices de percepção de corrupção em todos os países.

Infelizmente o Brasil continua se destacando entre os países mais corruptos do mundo. A situação é tão alarmante que virou uma cultura negativa para a nação. Ao analisarmos algumas obras sobre a história do Brasil, percebemos que os privilégios individuais acontecem desde o Brasil Colônia. Ficou explícita na época, com a divisão das capitanias, onde os donatários que recebiam as terras eram os nobres e /ou amigos do Rei Português.

Há uma frase famosa em teoria política cuja análise ajuda a aclarar o conceito de corrupção. O historiador Britânico Lord Acton afirmou que “O poder tende a corromper e o poder absoluto corrompe absolutamente”.

Inicialmente, “o poder tende a corromper”, porque o poder político faz de seu detentor uma pessoa diferente das demais a cercando de símbolos, distinções, privilégios e imunidades que sinalizam sua hierarquia superior.

Com o passar do tempo ocorre uma transformação de caráter na grande maioria desses indivíduos políticos , usando o poder em benefício privado. É dentro desta metamorfose que acontece a corrupção do poder político, de forma variada, incluindo o suborno, extorsão, nepotismo, fisiologismo, peculato, negócios criminosos, tráfico de drogas e influências, compra ou venda de sentenças judiciárias, promoção de vantagens, utilização de informação governamental privilegiando a outros. Presentes de alto valor também é considerado uma forma de suborno.

Nos Estados Unidos qualquer presente acima de 200 dólares doado ao presidente, é considerado um presente ao Gabinete da Presidência e não ao próprio Presidente. A lei diz ainda que o presidente até pode comprar o presente do gabinete, caso queira levá-lo consigo assim que acabar o seu mandato.

A falta de educação de qualidade em que é mantida a maior parte da população dos países mais corruptos aliados à falta de punição, são fatores favoráveis à instalação e manutenção da corrupção.
A política resulta da própria vida em sociedade, diante da necessidade de organização social, visando sempre ao bem comum, de tal modo que se atinja uma sociedade livre e justa através da ética.
Mas quando a corrupção se instala nesse meio e se torna ato habitual e continuado, gera prejuízos graves para a economia e, em seqüência, cria crise ao desestruturar a função utilidade pública que assegurariam a igualitariedade, transferindo renda da população como um todo para indivíduos ou grupos corruptos, impedindo o desenvolvimento de uma nação.

Por conta crescente da corrupção que norteia a política brasileira, analisamos que, medidas precisam ser tomadas urgentemente, com aprofundamento de reforma administrativa, informatizar os processos de gestão para que o cidadão fiscalize a execução orçamentária, elevando assim o nível de transparência governamental, diminuindo os problemas sociais, proporcionando uma vida mais digna aos cidadãos brasileiros que são atingidos negativamente neste processo de corrupção, enriquecendo de forma ilícita um forte grupo de “colarinhos branco”, que infiltram nos poderes públicos através da política.

(*) LEILA MARES é formada em Letras, MBA em Gestão de Pessoas e Estudante de Jornalismo.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros