"Os filmes ainda são feitos para serem vivenciados, juntos, em um cinema. Agora, essa crença importa mais do que nunca. Filmes originais são mais difíceis de fazer e de proteger. Mas os filmes ainda importam, não o conteúdo, mas o cinema. Histórias feitas por pessoas destinadas a serem compartilhadas em uma sala escura em uma experiência coletiva", disse ele.
O ator de Uma Batalha Após a Outra aceitou o prêmio Desert Palm Achievement Award, Actor - que homenageia a melhor atuação masculina - por meio de um vídeo pré-gravado. A revista Variety noticiou que ele não pôde comparecer ao festival de cinema devido ao conflito político na Venezuela, que levou ao cancelamento de vários voos saindo do Caribe, onde o ator foi visto de férias durante as festas de fim de ano.
Suas colegas de elenco, Chase Infiniti e Teyana Taylor, aceitaram o prêmio em seu nome. A 37ª edição do International Film Awards, no festival de Palm Springs, Califórnia, dá início à agitada temporada de premiações de Hollywood, homenageando alguns dos concorrentes mais cotados pela indústria cinematográfica.
A noite glamourosa foi cheia de discursos longos e emocionantes, cada um enfatizando a importância da unidade entre os artistas e a importância de manter as histórias originais e os cinemas vivos.
Ao aceitar o Icon Award, o ator Michael B. Jordan pediu aos colegas para continuarem a contar histórias originais que construam unidade. "Os filmes que estamos homenageando esta noite nos inspiram a fazer mais, a ser melhores, a nos vermos mais claramente e a tornar o mundo um lugar mais iluminado. E talvez quando as luzes se acendam no cinema, possamos voltar ao sol juntos", disse o ator.
Miley Cyrus aceitou o Outstanding Artistic Achievement Award (prêmio por realizações artísticas notáveis) pela sua música Dream As One em Avatar: Fogo e Cinzas. A cantora espera que os artistas voltem a se concentrar mais na comunidade, em vez de se verem como concorrentes. "Os números podem fazer parecer um esporte, mas a performance vai muito além de um placar, porque cada artista pode expor sua alma de uma maneira completamente única e cada contribuição deixa sua própria marca na história", disse ela.
Jane Fonda conduziu brevemente o público em um exercício de respiração antes de entregar o Vanguard Award a Chloe Zhao, Paul Mescal e Jessie Buckley, do filme Hamnet. Fonda atribuiu a iniciativa à diretora Chloe Zhao, que costumava conduzir exercícios semelhantes antes das exibições do filme Hamnet em festivais. O Vanguard Award reconhece o melhor trabalho coletivo em um filme.
Guillermo del Toro ficou ao lado de seu elenco de Frankenstein para receber o Visionary Award (Prêmio Visionário). O diretor revelou que recentemente perdeu seu irmão mais velho e refletiu sobre a relevância do romance clássico de Mary Shelley enquanto o mundo continua a lidar com a tecnologia emergente e a divisão. Para del Toro, sua relevância significa duas coisas: "Nunca aprendemos, e às vezes a única maneira de falar sobre humanidade é através de monstros."
Timothèe Chalamet recebeu o Spotlight Award (prêmio de destaque do ano) que, e focou seu discurso na busca de seu personagem em Marty Supreme pela grandeza e em realizar seus sonhos.
Mahershala Ali entregou o prêmio a Ethan Hawke o Career Achievement Award, que celebra o trabalho ao longo da carreira, relembrando como a atuação de Hawke em Caindo na Real foi um dos muitos filmes que inspiraram seus primeiros dias de atuação.
O discurso de aceitação de Hawke deu crédito aos amigos e colaboradores que deixaram uma marca em quem ele é hoje e lembrou a influência que o falecido River Phoenix teve em sua vida. "Estou aqui diante de vocês como a soma acumulada de todos os indivíduos que ajudaram a me moldar", disse o ator.
Hawke subiu ao palco uma segunda vez para um reencontro de First Reformed com a ex-colega de elenco Amanda Seyfried para apresentá-la com o Desert Palm Achievement Award, Actress, que honra a melhor atuação feminina.
Seyfried logo apontou o momento inesperado enquanto recebia o mesmo prêmio que DiCaprio. "Quero agradecer ao Leo por me inspirar a ser atriz. Então, é estranho. É incrível receber este prêmio. É o mesmo título do prêmio, então é como compartilhá-lo com ele? Tipo isso? Talvez", disse a atriz.
A noite continuou com risadas do ator e comediante Adam Sandler depois que Laura Dern lhe apresentou o Chairmans Award (escolhido pelo presidente do festival, Nachhattar Singh Chandi). Sandler aceitou seu prêmio com nada menos que uma apresentação de stand-up sobre como seria sua vida se tivesse escolhido uma vida mais tranquila em vez de trabalhar no entretenimento.
"Eu provavelmente ainda teria um contrato com a Netflix. Mas eu estaria pagando a eles uma taxa mensal para poder assistir a última temporada de Stranger Things", disse o comediante.
O elenco de Valor Sentimental aceitou o International Star Award (prêmio destaque internacional) como um conjunto. Rose Byrne levou para casa o Breakthrough Performance Award, Actress (prêmio revelação em atuação feminina) por seu trabalho em Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria, brincando com a ideia de receber um prêmio de revelação aos 40 anos.
A premiação foi concluída com Kate Hudson aceitando o Icon Award por seu trabalho em Song Sung Blue.
A temporada de premiações continuou com o 31º Critics Choice Awards (veja lista de vencedores) e segue no próximo domingo, 11, com o 83º Globo de Ouro.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

