Mayke Toscano/Hipernotícias |
![]() |
Domingos Sávio (PMDB) também questiona falta de divulgação para reajustar o valor da passagem do transporte coletivo |
Os vereadores Lúdio Cabral (PT) e Domingos Sávio (PMDB) anunciaram que nesta segunda-feira (12) vão entrar com mandado de segurança na Vara da Fazenda Pública para anular o reajuste da tarifa do transporte coletivo. Eles também vão entrar com representação no Ministério Público de Mato Grosso (MP/MT) para questionar o aumento no valor da passagem.
Lúdio Cabral argumentou que não houve ampla divulgação no processo do reajuste da passagem, o que pegou muito usuário de surpresa. “Não teve publicidade e com isso o chefe do Executivo não obedeceu a lei orgânica do Município e a legislação municipal. O processo foi feito sem nenhuma transparência”, adiantou Lúdio.
O petista ainda informou que na sessão ordinário desta terça-feira (13) vai apresentar um decreto para os vereadores propondo anulação do reajuste. “A Câmara tem o poder de anular decisão do prefeito. Amanhã (terça-feira) vou propor aos demais parlamentares que barremos atos do prefeito”, declarou.
Cabral explicou que decreto tem que ser apoiado por 12 dos 19 vereadores, ou seja, 2/3 dos parlamentares. E adiantou que na sessão extraordinária desta segunda-feira (12) alguns parlamentares se posicionaram favorável ao ato da Câmara em barrar o reajuste.
O vereador Domingos Sávio (PMDB) anunciou que vai protocolar ação no Ministério Público de Mato Grosso (MP/MT) na próxima quarta-feira (14) para questionar o aumento da tarifa de ônibus, que passou de R$ 2,50 para R$ 2,70. O anúncio do novo valor foi feito na última sexta-feira (9) e passou a valer no domingo (11).
Para o parlamentar o reajuste é indevido por não ter nenhuma divulgação antecipada sobre a decisão tomada pelo chefe do Executivo. O tucano ainda estuda entrar com uma ação popular. “Vamos fazer a representação no Ministério Público. O que queremos é questionar o aumento repentino e rápido da tarifa”, apontou o vereador.
Sávio ainda disse que o amentou de 0,20 centavos vai causar impacto na renda do usuário. “O Estado é um dos locais onde a passagem está mais cara”, declarou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.