Vinte e dois vereadores de Cuiabá se reuniram na tarde desta segunda-feira (27) para discutir os procedimentos a serem adotados com relação à Mesa Diretora da Câmara após o falecimento do presidente da Casa de Leis, vereador Júlio Pinheiro (PTB).
O entendimento dos parlamentares, com base no regimento interno do Legislativo municipal, é de que precisa haver uma nova eleição para o cargo.
Por isso, na sessão ordinária desta terça-feira (28), o presidente em exercício, Haroldo Kuzai (SD), deve ler a certidão de óbito do petebista e declarar a vacância do cargo. A eleição só deve ocorrer na sessão ordinária da próxima quinta-feira (30).
Na reunião desta segunda-feira, os vereadores definiram que o próprio Kuzai deve seguir no comando das atividades da Mesa. Haroldo é 1º vice-presidente da Casa e será eleito presidente, por consenso dos parlamentares. Já o vereador Faissal Calil (PSB) deve ir para a 1ª vice-presidência.
Dos 25 vereadores da Câmara, tanto Faissal quanto Kuzai já teriam anunciado aos colegas que não pretendem se candidatar à reeleição no pleito eleitoral deste ano.
Conforme o vereador Dilemário Alencar (Pros), as medidas a serem adotadas seguem o regimento interno e a decisão de oficializar Kuzai na presidência do Legislativo foi tomada em consenso entre os parlamentares na reunião desta segunda-feira.
“A maioria dos vereadores entende que o primeiro vice-presidente é quem deve ocupar o cargo em caso de falecimento e vacância do titular do cargo de presidente”, afirma.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.