O diretório municipal do União Brasil em Cuiabá se reuniu nesta segunda-feira (25) e definiu com os três vereadores da legenda - Michelly Alencar (UB), Dr. Luiz Fernando (UB) e Cezinha Nascimento (UB) - voto contrário às contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e favorável pela cassação do gestor. Essa foi a primeira reunião com a deputada federal Gisela Simona à frente da presidência. A executiva também deliberou sobre a estruturação do Conselho de Ética após indisposição com Cezinha que votou contra a abertura de comissão processante na Câmara para investigar Emanuel.
A partir da instalação do órgão, parlamentares que descumprirem as orientações do partido poderão ser punidos, inclusive, com a expulsão. Com a movimentação, o UB se reafirma como oposição a Emanuel Pinheiro no Legislativo.
"Na verdade, a reunião foi convocada desde o dia 15 de março para poder fincar diretrizes partidárias e, dentre elas, a gente reafirmou a oposição na Câmara, ou seja, somos um partido de oposição ao Emanuel Pinheiro. Somos oposição pois temos pela primeira vez as contas reprovadas, um prefeito que já foi por duas vezes afastado, tivemos a intervenção na Saúde e todos os dias esse caos financeiro é mostrado, com a inadimplência de fornecedores de serviços essenciais que tem sido paralisados na cidade, como a questão do lixo e outras situações", falou Gisela Simona ao HNT.
A Câmara de Cuiabá instaurou comissão processante para investigar Emanuel por supostos desvios na Saúde. A notificação foi assinada pelo prefeito na última sexta (22), conforme noticiado pelo Hipernotícias. A orientação a Michelly, Luiz Fernando e Cezinha é para validar o parecer pela cassação. Gisela explicou que uma nova reunião pode ser convocada caso surjam fatos novos nas diligências realizadas pelo Legislativo.
LEIA MAIS: Emanuel é intimado sobre Comissão Processante e prazo de 90 dias começa a valer
"Nós definimos pelo voto sim à cassação do prefeito Emanuel Pinheiro, mas também nos reservamos no direito de poder convocar uma nova reunião caso hajam fatos novos nessa comissão durante a investigação. Outro ponto que também votamos foi pela reprovação das contas do Emanuel Pinheiro, acompanhando o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso", disse Gisela Simona.
CONSELHO DE ÉTICA
O voto contrário de Cezinha Nascimento à comissão processante gerou um "climão" no partido e motivou a estruturação do Conselho de Ética. Os pormenores do órgão deliberativo serão discutidos em reunião da executiva em 9 de abril. O secretária-geral do diretório, Marimax Comazze, afirmou que o objetivo é dispor quais serão as punições caso vereadores descumpram as orientações futuramente ou se envolvam em situações que fujam da essência partidária.
"Na próxima reunião vai ser formado o Conselho que é uma forma de mostrarmos o nosso compromisso com a integralidade do partido. Ficou estabelecido nessa reunião de hoje que vamos estar reunidos novamente para fazer essa formação, garantindo que os membros se posicionem de acordo com os prioncípios do União Brasil", esclareceu Marimax, que é uma das pré-candidatas da legenda à Câmara de Cuiabá.
LEIA MAIS: Cezinha caminha na "corda bamba" no União Brasil ao votar contra comissão processante
Conforme Gisela, Cezinha se livrou de penalidades pois o Conselho não estava estabelecido e o partido não pode julgar nenhum ato disciplinar anterior. "Como não tínhamos feito uma reunião, essas regras vão estar valendo daqui para frente, não vamos retroagir pois não tínhamos feito convocação com edital nos termos que preconizam isso", finalizou.
O tesoureiro Beto Corrêa, o secretário-adjunto Joacir Santos e os membros da executiva Erivelto Vieira, Jeferson Moreno e Gabriel Lopes também acompanharam a reunião.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.