O deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL) é o único representante de Mato Grosso no Top 10 do Mapa Digital, levantamento que analisou os 513 perfis de parlamentares brasileiros. A pesquisa, desenvolvida pelo marketeiro político Lincoln Xavier em parceria exclusiva com o HNT, apontou que Zaeli foi o deputado que mais cresceu proporcionalmente no ano.
Em janeiro, o parlamentar somava 5,3 mil seguidores; em outubro, o número saltou para 80,7 mil. O engajamento do perfil de Zaeli ficou à frente até do líder do Partido Liberal na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). O pico de crescimento ocorreu entre maio e julho, sendo junho o mês com mais interações nas redes do deputado.
Rodrigo assumiu o mandato em 1º de janeiro, após Abilio Brunini (PL) renunciar ao cargo para assumir a Prefeitura de Cuiabá.
Rodrigo da Zaeli apresenta um crescimento proporcional acima da média,
“Rodrigo da Zaeli apresenta um crescimento proporcional acima da média, impulsionado por picos de engajamento em 2025. Embora tenha uma base pequena, ele mostra que perfis médios podem ganhar projeção”, destacou Lincoln Xavier.
SUPLENTE DE ABILIO
Zaeli teve 6.965 votos e era o segundo suplente do PL, mas foi convocado porque o primeiro suplente, Nelson Barbudo (PL), já havia assumido a vaga deixada por Amália Barros (PL), falecida em maio de 2024, vítima de câncer no pâncreas.
LEIA MAIS: Mapa Digital HNT: Ranalli, Dilemário e Samantha lideram engajamento nas redes sociais
TOP 10
O Mapa Digital de Lincoln Xavier avaliou 1,2 bilhão de interações entre janeiro e setembro. A pesquisa é baseada em três critérios: número de seguidores, interação e eficiência.
Nikolas se consolidou como a maior autoridade digital política do país
O ranking é liderado por Nikolas Ferreira (PL-MG), com 18,6 milhões de seguidores e 131,8 milhões de interaçõe; crescimento de 6,4 milhões no período. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece em terceiro lugar, com sete milhões de seguidores e 57,1 milhões de interações. Guilherme Boulos (PSOL-SP) ocupa a oitava posição, com 2,7 milhões de seguidores e 30,9 milhões de interações, enquanto Erika Hilton (PSOL-SP) está em nono, com quatro milhões de seguidores e 28,4 milhões de interações.
Lincoln apontou que os números consolidam Nikolas como a "a maior autoridade digital política do país" por conseguir converter volume em engajamento real.
FLOP 10
Na outra ponta do ranking, Luciano Bivar (União Brasil-PE) foi o único deputado a apresentar crescimento negativo. Entre janeiro e setembro, ele perdeu 479 seguidores e hoje soma cerca de 29 mil, com apenas 2,9 mil interações, o pior desempenho entre os 513 parlamentares.
A experiência dos deputados mostra que a autoridade não se mede pelos seguidores
Marcos A. Sampaio (PSD-PI) tem a segunda menor taxa de engajamento, com 3,4 mil interações e apenas 871 novos seguidores no período. Logo atrás, Paulo Magalhães (PSD-BA) registrou quatro mil interações e 988 novos seguidores.
“A experiência dos deputados federais mostra que a autoridade digital não se mede apenas pelo número de seguidores, mas pela capacidade de gerar diálogo, engajamento e impacto real”, concluiu o marketeiro político.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.