O governador Mauro Mendes (União Brasil) fez críticas ao modelo ecônomico do Brasil no painel 'Summit Valor Econômico Brazil', em Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com o governador, o país precisa se atualizar a partir das tendências que atrelam a produção em larga escala a práticas sustentáveis que incetivam a baixa emissão de carbono, por exemplo. Conforme Mauro, esse comportamento vai diminuir o "abismo" entre as taxas de crescimento brasileiras, comparando-as a de países da Ásia, por exemplo.
A análise de mercado foi feita na tribuna do evento após o discurso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). É o segundo dia consecutivo que Caiado e Mendes falam na mesma tribuna nos EUA. Caiado já confirmou que será pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Mauro é ventilado para vice.
LEIA MAIS: Mauro cobra Lei Geral dos Licenciamentos em NY: "estamos presos à burocracia"; veja vídeo
"Quando olhamos para o mundo e, principalmente, para a Ásia, muitos países conseguiram um modelo de crescimento sustentável e que tem permitido uma grande transformação. O pior não é olhar para a distância que nos separa desse crescimento experimentado por algumas regiões do planeta. Mas é perceber que o Brasil caminha em velocidade menor. Se não formos capazes de encontrar um modelo de crescimento mais aclerado, essa distância provavelmente aumentará", disparou o governador nesta quarta-feira (15).
Dentro desse "bolo" do mercado internacional, Mauro Mendes destacou o protagonismo de Mato Grosso que explora sua vocação natural para a produção de grãos sendo um "grande exportador de commodities". O governador aproveitou para reiterar o cenário herdado de gestões passadas à frente no Paiaguás e o entendimento da sua equipe, que aposta em uma política fiscal rígida, seria a estratégia para fazer a receita do Estado crescer. Segundo o governador, atualmente, o Executivo estadual utiliza 20% da sua "receita flutuante" em investimentos Mato Grosso afora.
"O Brasil é hoje um grande exportador de commodities minerais e alimentares. O estado de Mato Grosso tem a maior presença no agro. Temos grandes potencialidades, produzindo proteínas animais e transofrmando em proteínas vegetais. Liderar esse setor traz uma grande responsabilidade. A nova ordem econômica mundial nos impõe a fazer isso com baixas emissões. Essas transformações de modelagem de negócio que vai impactar no dia a dia do que estamos fazendo", disse.
Para Mauro, os agentes governamentais não podem fugir do desafio de rever os modelos econômicos para criar um caminho contínuo, sustentável, para o crescimento. Ele ainda classificou como "voos de galinhas", tentativas falhas de outros governos.
"Por isso, o governo de Mato Grosso tem feito um esforço muito grande para cumprir o seu papel. Porque quando o governo não cumpre o seu papel, não entende bem e não cumpre bem, dificilmente, você cria um modelo sustentável de crescimento e desenvolvimento. Voos de galinha, muitas vezes, nós já vimos. O que precisamos é de uma política fiscal rígida. Ninguém cresce sem fazer investimentos", endureceu Mendes.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.