O governador Mauro Mendes (DEM) criticou a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar a vacina russa Sputink V contra a Covid-19 no país. Na última semana, o democrata e mais 11 governadores se reuniram com a agência para acelerar as tratativas, entretanto sem êxito.
"Essa não é uma ajuda aos governadores e sim para população. Parece uma má vontade, porque foi uma compra feita por governadores. É ridículo isso, é um absurdo, mas vamos continuar insistindo, trabalhando e se Deus quiser vamos conseguir colocar essa vacina no Brasil”, disse em entrevista à rádio Capital em Cuiabá.
A Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, foi autorizada para uso emergencial pelo governo russo antes mesmo do fim dos estudos clínicos. Ela já foi aprovada para uso na Argentina e em outros países da América Latina.
“É lamentável. Nós fizemos uma reunião com 12 governadores, diretoria da Anvisa e foram quatro horas de reunião. Chegou um ponto que eu perdi a paciência e pedi para que eles dissessem o que deveríamos fazer. Estamos numa guerra contra o vírus e não podemos nos apegar em burocracia", completou.
De acordo com o governador, o Consórcio da Amazônia, qual Mato Grosso faz parte, e do Nordeste adquiriram a compra de 37 milhões de doses da vacina contra o coronavírus, no entanto a Anvisa precisa ainda fazer a liberação. Para Mato Grosso, o governo fez a compra de 1,2 milhão de doses.
"Milhares de pessoas estão morrendo de Covid-19 todos os dias e não é hora de se debruçar sobre burocracias. Precisamos focar em soluções para salvar vidas. Se há alguma pendência, que seja resolvida de forma ágil", declarou Mendes.
Prefeito critica pressa
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que a utilização da vacina russa Sputnik na Capital só será feita se houver autorização da Anvisa. "O povo cuiabano não é cobaia. Estão buscando instrumentos jurídicos para tentar autorização para aplicar a vacina, mas aqui não. Em Cuiabá, só vamos usar a Sputnik V se a Anvisa e o Ministério da Saúde liberarem, porque são os órgãos que garantem a segurança da vacina", comentou.
LEIA MAIS: O povo cuiabano não é cobaia, diz prefeito sobre uso de vacina russa
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.