Depois de o vereador João Emanuel (PSD) ter renunciado ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Cuiabá na sessão dessa terça-feira (3), o legislativo se divide em cinco grupos para escolher o novo presidente já na próxima sessão, quinta-feira(5).
Apesar dos cinco candidatos, a disputa deverá ser entre o vereador Onofre Júnior e o ex-presidente da Legislatura passada (2008/2012) Júlio Pinheiro (PTB). Segundo informações de bastidores do legislativo municipal, Pinheiro já contaria com o apoio de 13 e 14 votos para voltar à Presidência.
Os vereadores Júlio Pinheiro (PTdoB), Onofre Júnior (PSB), Juca do Guaraná (PTB), Chico 2000 (PR) e Maurélio Ribeiro (PSDB) já iniciaram as articulações de bastidores para conseguirem apoio ao interesse de assumir o comando da Mesa Diretora da Casa de Leis.
João Emanuel foi afastado pela justiça no âmbito cível e criminal devido à ação do Grupo de Atuação Especial de Contra o Crime Organizado (Gaeco), que desarticulou semana passada um esquema de desvio de dinheiro público através de fraude em licitação, falsificação documental e crimes contra a administração pública, no âmbito das compras realizadas pela Câmara Municipal de Cuiabá.
|
“De hoje até quinta-feira, terá muita conversa entre os vereadores. Eu vou trabalhar para que possamos chegar a um consenso de um único nome para evitarmos mais discussões neste momento. Porque com tudo isso, nós vereadores perdemos a credibilidade com a população. Então espero que possamos conversar e apresentar um nome com o objetivo de resgatar a imagem desta tão importante instituição que é a Câmara de Vereadores de Cuiabá”, disse o petebista.
Já vereador Dilemário Alencar (PTB) defende que antes da eleição do novo presidente, seja apresentado um plano de gestão para 2014 pelos candidatos e acredita que haverá disputa.
“Eu acho difícil haver um consenso entre os cinco que estão se articulando como candidato. No final, acredito que dois vereadores disputarão a eleição. Mas antes de votarmos, vou defender que apresentem um plano de gestão, porque do jeito que está não pode ficar”, disse.
O ex-presidente João Emanuel, disse que irá abster-se do processo de escolha do novo presidente. Ele é o principal alvo da “Operação Aprendiz', que foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), por meio do Gaeco, na última quinta-feira (28).
Na ocasião foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Cuiabá, na residência do presidente João Emanuel, na gráfica Propel, no cartório Segundo Serviço Notarial e Registral de Várzea Grande, em um escritório de contabilidade, e três residências na Capital.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
cidasouza 03/12/2013
meu deus será que voce vai abandonar o povo cuiabano nas maos de um despota como Julio Pinheiro . o Cidadão meteu a mao e ainda tem a cara de pau de se candidatar
ramos siqueira 03/12/2013
julio pinheiro presidente da camara uma vergonha para esta casa legislativa, todo mundo sabe que ele é o responsavel pelo que esta acontecendo em Cuiabá pela falta d'agua,pois foi um dos que entregaram a sanecap para cab. eta vereadores bando de vagabundos, atenção srs.eleitores,não se esqueçam na proxima eleição.
2 comentários