O deputado estadual e ex-governador Júlio Campos (União) prestou homenagem nesta quarta-feira (3) ao ex-secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Oscar César Ribeiro Travassos, que faleceu na segunda-feira (2), aos 97 anos, no Rio de Janeiro, vítima de causas naturais. Travassos, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e ex-deputado federal, foi secretário de Segurança Pública durante o governo de Júlio Campos, em 1980.
Marcado por uma atuação considerada “linha dura”, ficou conhecido por políticas rígidas de enfrentamento ao crime, que reduziram os índices de criminalidade no estado. Para Júlio, se Travassos estivesse à frente da Segurança Pública atualmente, facções criminosas como o PCC e o Comando Vermelho não teriam espaço em Mato Grosso.
“Quem conheceu o doutor Travassos sabe que bandido não tinha vez aqui. Eles passavam direto para Rondônia ou Campo Grande. Se ele fosse secretário hoje, essas organizações criminosas não se criariam no Estado”, declarou. Campos relembrou que Travassos foi “um secretário duro e coerente”, que marcou época pela firmeza.
“Ele próprio saía às ruas à noite para acompanhar a polícia. A PM era respeitada, a Polícia Civil respeitada. Ele dizia que bandido tinha que ser consertado e virar gente”, afirmou.
O ex-governador contou ainda que, pouco antes de sua morte, Travassos demonstrava lucidez e chegou a conversar com ele por telefone. “Me disse que estava na hora de voltar a ‘Lei Travassos’, para acabar com a violência e com o feminicídio em Cuiabá. Era um homem correto, inovador e que deixou um grande legado.”
Travassos também ganhou popularidade pelo estilo rígido, chegando a ser eleito deputado federal após sua gestão na Segurança Pública, um feito que, segundo Júlio Campos, “mostra como o trabalho dele chegou ao coração da população”.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.