O senador Jayme Campos (União Brasil) deu boas-vindas ao ministro da Justiça, Flávio Dino, ao chegar para sabatina no Senado, nesta quarta-feira (13). Dino foi indicado pelo presidente Lula (PT) ao Supremo Tribunal Federal e os parlamentares o entrevistam para o cargo. Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzzeti não apareceram para a sessão. Diferente de Jayme que já fez elogios públicos ao ministro durante visita à Cuiabá, Fagundes anunciou que votará contra. Buzetti ainda não se manifestou, mas se encontrou com Dino individualmente.
LEIA MAIS: WF vota contra Dino no STF; Buzetti recebe ministro e Jayme espera UB decidir
Como a sabatina ocorre na Comissão de Constitução e Justiça (CCJ) os número de participantes foi limitado. Wellington, presidente o Bloco Vanguarda, indicou o líder do PL no plenário, Carlos Portinho, para representar a bancada. Simultaneamente a de Dino, Fagundes participa da sabatina com Caio Seabra Filho para o cargo de diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM). Mesmo sem estar presente, os parlamentares do seu grupo estão orientados a não aprovar o candidato de Lula.
"Nós ouviremos, mas o PL já tem uma posição muito firme de votar contra a indicação do Flávio Dino", falou WF à imprensa.
Embora Margareth Buzetti ainda não falado sobre seu posicionamento quanto a Dino no STF, a senadora deve seguir uma conduta mais conservadora, votando em separado do partido, a exemplo de outras pautas. Buzetti foi vista nos corredores do Congresso, mas não declarou se a conversa foi suficiente para convencê-la.
O PSD é estratégico para Flávio Dino por contar com 15 senadores. O ministro da Justiça, inclusive, agendou uma reunião com o partido. Buzetti esteve presente. Devido a "indecisão" da mato-grossense, o titular da cadeira, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, pode se licenciar do cargo no staff de Lula para votar a favor de Dino fazendo coro com o centrão.
LEIA MAIS: Carlos Fávaro é exonerado do Mapa para retornar ao Senado por dois dias
Jayme não confirmou como irá votar. Em entrevista ao HNT, afirmou que seguirá sua "consciência".
"Eu, no auto dos meus 72 anos, vou votar conforme a minha consciência. Eu tenho responsabilidade sobre o meu mandato e sobretudo com o povo brasileiro", falou à reportagem.
LEIA MAIS: Jayme Campos nega "vender" voto favorável à indicação de Flávio Dino ao STF
ACOMPANHE A SABATINA AO VIVO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Euides 14/12/2023
POR ISSO E MAIS UM MOTIVO PARA APOIARMOS PIVETA AO GOVERNO.
Geovana Moreira da Silva 13/12/2023
Meu senador sim é representante de todos os mato-grossenses agora o Wellington Fagundes aparece só em época de campanha política e a senadora Buzzetti caiu de paraquedas senadora sem voto.
2 comentários