O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), fechou as portas do partido para uma eventual aliança com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), pré-candidata ao Senado. Durante a manifestação 'Reaja Brasil', na Praça do Choppão, neste domingo (7), o prefeito disse que o grupo irá apoiar mulheres genuinamente de direita e não "novos Fávaros", fazendo uma referência ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que se aproximou os bolsonaristas quando concorreu ao Senado, mas depois se aliou à esquerda.
"Tem novos Fávaros aqui na política mato-grossense, e não é questão de gênero não, não caia nessa conversa não. Mas uma coisa é certa, nós não podemos aceitar covardes e omissos na política", falou o prefeito em cima do trio elétrico.
Embora esteja no MDB, Janaina começou a se posicionar como deputada de direita, mudando suas pautas em defesa da família e endurecendo o discurso contra crimes às mulheres. Abilio até citou apoio à pena de morte, porém, reforçou que o MDB está no centro e, enquanto esteve na Câmara dos Deputados, a bancada emedebista não acompanhava as votações defendidas pela extrema-direita.
"Ah, mas eu sou a favor da pena de morte para quem faz mal às mulheres. Eu também sou, mas o partido da pessoa está votando contra lá. Eu estive lá, o único deputado federal do MDB que eu vi de luta com a gente era Osmar Terra. O resto, sempre no centro", disparou o prefeito.
Em 2026, os eleitores de MT irão eleger dois senadores. Janaina sinalizou estar aberta a negociação com o deputado federal José Medeiros (PL), aposta dos bolsonaristas ao cargo. Abilio enterrou a possibilidade de qualquer negociação com Riva.
"Aí agora vamos ter um senador do MDB aqui. O candidato ao Senado que não entende o que nós estamos passando, com o meu voto não vai ter não", finalizou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.