O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) apresentou duas propostas voltadas ao combate aos maus-tratos contra animais em Mato Grosso. Sendo a aplicação de multa aos pais ou responsáveis por menores que cometerem agressões contra animais e a criação do SAMU PET. As proposições foram lidas em Plenário durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
De acordo com o parlamentar, a medida busca responsabilizar legalmente os responsáveis por adolescentes envolvidos em crimes contra animais, especialmente em casos de violência que resultem em morte ou sofrimento grave.
Além da responsabilização financeira dos pais, o deputado também propôs a implantação do SAMU PET em Mato Grosso, um serviço estadual voltado ao atendimento de urgência e emergência de animais domésticos. Para Júlio Campos, ao menos as cidades polo do Estado necessitam da iniciativa, garantindo suporte rápido e adequado em casos de urgência veterinária.
Ao justificar os projetos, Júlio Campos citou o caso de Orelha, cão comunitário que vivia na Praia Brava, em Florianópolis. O animal foi morto no início de janeiro após ser brutalmente agredido. Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, um adolescente foi apontado como responsável pelo crime.
Durante sua fala, o parlamentar também citou um caso ocorrido em Mato Grosso envolvendo o professor aposentado e ex-vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Elias Alves de Andrade, que foi flagrado arremessando um machado contra uma gata, que não resistiu aos ferimentos.
LEIA MAIS: MP denuncia ex-vice-reitor que matou gata a machadadas e pede indenização de R$ 300 mil
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.


