A vice-prefeita de Cuiabá, Coronel Vânia Rosa (Novo), se manifestou sobre o Decreto nº 11.310 editado pelo prefeito Abilio Brunini (PL) que a proíbe de representar o Executivo em órgãos federais e estaduais. Vânia afirmou que continuará participando de eventos que for convidada na condição de vice-prefeita e que manterá a reestruturação do seu gabinete. A relação da vice e Abilio está estremecida desde a exoneração de Vânia da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) após desentendimento com a presidente da Câmara, Paula Calil (PL). O decreto intensifica a tensão no alto escalão da Prefeitura por diminuir a representatividade de Vânia.
LEIA MAIS: Em novo decreto, Abilio proíbe vice e secretários de falar em nome de Cuiabá
Vânia atendeu convite da deputada estadual Janaina Riva (MDB), desafeto de Abilio, e compareceu ao 1º Encontro da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa (ALMT), no dia 8 de setembro. A vice-prefeita alfinetou Abilio ao discursar. Ela iniciou a fala mencionando o pronome neutro 'todes', em seguida, tocou na polêmica da maca encontrada pelo prefeito no antigo gabinete da Semob e se colocou como vítima de violência.
Na mesma semana, em 12 de setembro, a vice-prefeita convocou coletiva de imprensa para anunciar a reestruturação do seu gabinete. Entre as ações escaladas por ela, estavam articulações com os governos do Estado, federal e a iniciativa privada. Na ocasião, Vânia declarou que não queria estar à sombra de Abilio, sendo uma vice-prefeita decorativa. Logo em seguida, o prefeito emitiu o decreto.
A vice-prefeita, por sua vez, reforçou em nota a legitimidade do cargo como "segunda" na gestão e a intenção de estar "afinada" com Abilio.
"Vânia continuará trabalhando e seguindo com o foco na reestruturação do gabinete da vice-prefeitura e transitando, enquanto agente político mandatário, por onde for convidada como tal. Lembra que possui legitimamente o segundo espaço na chefia do executivo municipal, sendo assim, busca se afinar com tal responsabilidade legal na finalidade de somar e promover ajudar a capital mato-grossense", registrou a vice.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.