O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sugeriu migrar parte da demanda do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, especialista em atendimento pediátrico, para o novo Centro Médico Infantil (CMI). Durante entrevista nesta semana, Abilio afimou que o CMI será mais bem estruturado para atender emergências infantis.
“Talvez migremos os serviços da Santa Casa para o Centro Médico Infantil, que já nasce com mais capacidade. Isso será conversado com a Secretaria de Estado de Saúde”, explicou.
De acordo com o prefeito, o Centro que receberá uma visita técnica neste domingo (12) deve começar a funcionar ainda este ano, com previsão de abertura para o próximo mês. A meta é reforçar a rede de atendimento pediátrico da capital, especialmente nos períodos de alta demanda por síndromes respiratórias e arboviroses, comuns no verão.
ESTRUTURA MAIS AMPLA
Segundo o prefeito, o CMI terá uma estrutura superior à da Santa Casa. Ele destacou que o novo centro contará com: sete consultórios de pediatria, 10 leitos de medicação, 10 leitos para cada classificação de risco (verde, amarela e vermelha), atendimento odontológico infantil 24h, equipamentos de imagem (raio-x e ultrassom) e acesso à UTI pediátrica no bloco anexo.
Já a Santa Casa, segundo Abilio, tem apenas quatro pediatras em atuação e uma estrutura mais limitada: três leitos de sala vermelha, trê de amarela e seis de sala verde, sem odontologia 24h.
FECHAMENTO DA SANTA CASA
A Santa Casa está prevista para encerrar o funcionamento esta ano, a partir da inauguração do Hospital Central, que por sua vez será gerido pela rede Israelita Albert Einstein. Apesar de pressão de diversos entetes e poderes, não huve definição sobre o espaço. E o govenador Mauro Mendes, afirmou que debate possibilidades para a unidade centenária.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.