A gestão da prefeita Flávia Moretti (PL) chega ao final de seu primeiro ano (2025) marcada por um recorde de instabilidade administrativa: 16 trocas no primeiro escalão. A alta rotatividade no secretariado ressoa no desgaste interno com o vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), e no isolamento junto à Câmara Municipal, onde a gestora dispõe de apenas um aliado fiel, o líder do Governo, Bruno Rios (PL).
A média de mais de uma troca por mês sugere uma dificuldade crônica de alinhamento entre as expectativas da prefeita e a execução técnica e política dos escolhidos.
CRISE NO DAE
Flávia iniciou o mandato decretando situação de emergência e calamidade pública nas áreas do Município afetadas por deslizamentos de terra e pela falta de abastecimento de água. O problema foi atribuído à deficiência na prestação do serviço, justificada por Flávia pelo sucateamento da rede e suposto boicote, além de atos de vandalismo. A reclamação sobre o serviço, em especial em áreas periférias, escalonou até protestos com piquetes e fogo nas ruas.
Houve ainda a decretação de situação de emergência em saúde pública no município no início de 2025, devido à epidemia de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), após um aumento alarmante de cerca de 400% no número de notificações de casos nos primeiros 15 dias do ano. Neste caso, ela também aferiu culpa ao ex-gestor Kalil Baracat (MDB) que teria deixado de realizar ações administrativas para garantir o atendimento no início da nova gestão.
LEIA MAIS: VG decreta situação de emergência e calamidade pública pelas fortes chuvas
LEIA MAIS: Flávia decreta calamidade pública por crise no abastecimento de água
No último trimestre deste ano, o decreto de estado de calamidade pública foi estendido por mais 180 dias, também devido à crise no abastecimento de água potável no município.
LEIA MAIS: Várzea Grande decreta estado de calamidade pública por falta d’água
Isso demonstra a dificuldade em resolver o problema crônico do município, que foi o principal mote de campanha, sob o slogan “Sede por Mudança”, focada em resolver o problema do DAE (Departamento de Água e Esgoto).
Já de posse do Executivo, ela enfrentou a realidade estrutural e protestos em bairros periféricos que reclamam da piora no serviço. Moretti realizou uma troca geral na autarquia e iniciou o processo de privatização via estudo técnico, contratando a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para realizar o diagnóstico financeiro, patrimonial e estrutural do DAE, sem licitação, fato que gerou questionamentos na Câmara e da população.
ACÚMULO DE DESGASTES
A relação com o vice, Tião da Zaeli, ruiu publicamente com trocas de farpas. Zaeli chegou a questionar a capacidade de gestão da prefeita, sugerindo que mulheres “sem estrutura emocional” não devem fazer política, sem mencionar o nome de Flávia diretamente.
LEIA MAIS: Tião diz que mulheres “sem estrutura emocional” não devem fazer política
No Legislativo, o isolamento é quase total. O desgaste começou antes mesmo da posse, quando Flávia teria tentando articular uma presidência alternativa contra Wanderley Cerqueira (MDB). Em resposta, Cerqueira uniu os parlamentares e declarou independência, isolando a prefeita.
A guerra entre Executivo e Legislativo teve várias batalhas ao longo do ano, como a aprovação da “Lei do Diploma”, que obrigou Flávia a demitir o próprio marido, Carlos Alberto, da Secretaria de Assuntos Estratégicos por falta de curso superior. Ironicamente, a norma é de autoria do atual líder da prefeita, Bruno Rios. Flávia ainda foi chamada de 'mentirosa' durante uma Sessão Ordinária da Câmara por Japonês, episódio que classificou como violência de gênero.
O desgaste culminou na “CPI do Slogan”, onde a Câmara investiga a inclusão de marcas pessoais em uniformes escolares, o que pode ser classificado como promoção pessoal com dinheiro público.
"DANÇA DAS CADEIRAS"
No staff, a mudança mais recente ocorreu na segunda quinzena de dezembro, quando Silvio Fidelis assumiu a secretaria de Governo, sendo o terceiro nome à frente da pasta em um ano. A mudança é vista como um sintoma da dificuldade de articulação junto aos parlamentares.
Fidelis que possui experiência acumulada como secretário de Educação nas gestões de Lucimar Campos (UB) e Kalil Baracat (MDB) assumiu o lugar Carol Melo. Carol, por sua vez, estava à frente da Pasta desde a saída de Dito Lucas, que deixou a secretaria para articular a pré-campanha de José Medeiros ao Senado.
OUTRAS TROCAS
DAE: Zilmar Dias Silva substituiu o coronel Sandro Azambuja. A saída de Azambuja teria sido motivada por falta de diálogo com os vereadores.
Administração: Nadir Martins Araújo pediu exoneração. Antônio Roberto Possas de Carvalho assumiu, mas faleceu pouco tempo depois, sendo substituído provisoriamente por Anilton Novais e, finalmente, por Jaqueline Favetti.
Planejamento: Drielli Martinez substituiu Fabyane Akemi Nagazawa que foi para a subsecretaria de Administração.
Desenvolvimento Econômico: Samir Katumata “Japonês” deixou a pasta para assumir vaga na Câmara e ser o líder do Governo, cargo que ocupou por cerca de seis meses. Ele indicou Mário Quidá para assumir. Mário foi exonerado após farpas públicas entre Japonês e Moretti. Na sequência, assumiu Fabyane Akemi Nagazawa
Serviços Públicos: Lucas do Chapéu do Sol (PL) licenciou-se da Câmara para assumir a pasta, assumindo o suplente dele na Câmara, Samir Japonês. Porém, Lucas, pediu afastamento no final deste ano para tratar de assuntos pessoais.
Educação: Padre Edson Sestari deixou o cargo para retomar atividades eclesiásticas. Cleiton Marino Santana assumiu brevemente, sendo sucedido por Igor Cunha no final de julho.
Previvag: Sumaia Leite de Almeida substituiu Maria Rosaine Toledo Rosa Ribeiro.
Gestão Fazendária: Marcos José da Silva assumiu no lugar de José Mazzuco Filho.
Assistência Social: Gustavo Duarte foi exonerado após ser alvo da Operação Fake News da Polícia Federal. Cristina Saito assumiu a vaga.
Assuntos Estratégicos: Carlos Alberto (marido da prefeita) foi exonerado pela "Lei do Diploma", sendo substituído por Inaciray Ramos de Brito Tavera.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








