Os vereadores de Cuiabá votam nesta terça-feira (5) o Projeto de Decreto Legislativo 25796/2023 que revoga o 'Título de Cidadão Cuiabano' concedido ao deputado estadual Gilberto Cattani (PL). A matéria de autoria do líder do governo, Luís Cláudio (PP), consta na ordem do dia e chega ao plenário com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O parlamentar apresentou a proposição após a comparação de mulheres a vacas desferida pelo bolsonarista. O pedido foi endossado após nova polêmica, dessa vez com Maysa Leão (Republicanos), que processa o deputado por ser promovida a "defensora de estupradores" em post no perfil do Instagram de Cattani.
LEIA MAIS: Botelho avalia que denúncia de Maysa pode piorar situação de Cattani na Comissão de Ética
"Já conversei com a mesa e com o apoio Legislativo. Votamos o parecer com a necessidade da maioria simples em plenário. E para a votação do mérito em si, precisamos de 17 votos. Então, vamos votar amanhã e, na próxima terça, já entra o mérito", falou Luís Cláudio à imprensa.
O progressista também apoia Maysa Leão. Cumprindo com o prometido na última sessão ordinária, o vereador acompanhou a colega de Câmara na Assembleia Legislativa (ALMT), nesta segunda-feira (4), para protocolar pedido por providências na presidência da Casa.
"Só alegando que é o momento ideal para que a sociedade fique atenta a uma pessoa que representa não só homens, mas como também as próprias mulheres no parlamento estadual, e a gente espera providências, porque, por muito menos, deputados perderam seus mandatos. Mato Grosso não pode ficar, além disso, sendo o estado que tem mais feminicídios percapitamente falando. Tem que dar o exemplo", disse o vereador.
O requerimento submetido ao gabinete do chefe do Legislativo, Eduardo Botelho (União Brasil), foi encaminhado à Comissão de Ética e será avaliado pelos pares do grupo de trabalho.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.