O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), prestou apoio público ao pastor Osvaldo Coutinho, presidente da Igreja Batista Nacional Cristo Rei (IBN-CR). O líder religioso foi denunciado por supostamente ter utilizado R$ 1,4 milhão da instituição religiosa para construir uma mansão de luxo em Chapada dos Guimarães, a cerca de 70 km da capital mato-grossense.
Na tarde desta quarta-feira (22), o prefeito Abílio Brunini publicou uma foto no instagram, ao lado de Osvaldo Coutinho e da vereadora Samantha Íris (PL), esposa do prefeito, com os textos sobrepostos: “Orgulho da história” e “Parabéns à Igreja IBN por honrar sua história”.
Fiéis da igreja também manifestaram apoio ao pastor, ressaltando seus mais de 40 anos de dedicação à religião, o que justificaria a construção da casa. "Orando por essa família. Amo vocês! Pastor Oswaldo não merece uma casa, merece uma cidade inteira", comentou uma das fiéis da IBN.
A publicação de Abilio nas redes sociais também pode ser interpretada como um gesto de apoio diante da polêmica. Brunini, que é neto do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, da Assembleia de Deus em Mato Grosso, tem no setor evangelico grande parte de seu reduto eleitoral. Sebastião foi responsável pela construção do Grande Templo, sede estadual da igreja, considerada uma das maiores da América Latina.
DENÚNCIA
A denúncia foi feita pelo vice-presidente da IBN Cristo Rei, Wlademiro Neto, que afirmou que os repasses milionários, realizados entre 2023 e 2024, foram registrados como “doação” e “empréstimo” para a conclusão da residência pessoal do pastor Osvaldo.
No entanto, segundo Wlademiro, não houve deliberação formal do Conselho ou da Diretoria da igreja sobre esses valores. Em resposta, a Igreja Batista Nacional Cristo Rei publicou uma nota oficial de esclarecimento, negando qualquer irregularidade na operação.
A instituição afirma que o valor foi doado de forma legítima como um ato de gratidão pelos mais de 40 anos de serviço ministerial prestados pelo pastor Osvaldo Coutinho.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.