A RRP Energia recebeu nesta terça-feira (21 de outubro de 2025) a autorização oficial para produção de etanol de milho, publicada no Diário Oficial da União pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com o aval, a indústria, localizada em Tapurah (MT) e integrante do Grupo Piccini, consolida o início de suas operações industriais, já superando as metas previstas para a primeira fase.
A usina tem capacidade inicial de 14,5 milhões de litros de etanol por mês, além da produção de 9,4 mil toneladas de DDGs ou 19 mil toneladas de WDGs e 550 toneladas de óleo de milho. A operação permitirá ainda a emissão de CBios, fortalecendo a política nacional de biocombustíveis e o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
“Iniciamos as operações com resultados acima das expectativas, o que reforça a força do nosso time e o modelo de agronegócio integrado e sustentável que construímos”, afirma Joci Piccini, presidente do Grupo Piccini.
“Estamos transformando o potencial agrícola de Mato Grosso em energia renovável, competitiva e sustentável. É uma conquista que fortalece a matriz energética brasileira”, complementa Luciano Souza, CEO da RRP Energia.
Constituída em novembro de 2023, a RRP Energia iniciou as obras no primeiro trimestre de 2024 e concluiu a primeira fase no segundo semestre de 2025, após aprovação das licenças de segurança e testes operacionais.
Mato Grosso é o maior produtor de milho do Brasil e tem ampliado sua participação na produção nacional de etanol de milho, consolidando-se como um dos polos mais dinâmicos do agronegócio e da transição energética no país.
A autorização foi publicada na edição do Diário Oficial da União de 21 de outubro de 2025, por meio da Autorização SPC-ANP nº 654, de 20 de outubro de 2025, que reconhece a RRP Energia como unidade produtora de etanol de milho no município de Tapurah (MT).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.