O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (8), uma iniciativa inédita voltada à identificação, localização e à prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. No banco de dados, constam oito criminosos de Mato Grosso.
Na lista estão Leonardo Dias de Araújo, o Gibi; Pedro César de Jesus, conhecido como Azulão; Rafael Amorim de Brito, foragido por assassinar o argento da Polícia Militar, Odenil Alves Pedroso, Tiago Teixeira da Silva, Brhendow Olliom Bispo Moreira, vulgo Bocão; Gilmar Reis da Silva, conhecido como Vovozona e Jonas Souza Gonçalves Junior, conhecido como Batman.
A relação de fugitivos de alta periculosidade de Mato Grosso conta ainda com uma mulher, Marítissa Ingridy da Silva Rodrigues, conhecida como Maribomba, Jheny ou Rapunzel.
De acordo com o MJSP, o projeto visa cumprir mandados de prisão cuja execução é estratégica para enfrentar organizações criminosas e reduzir a criminalidade violenta no Brasil.
A inclusão de um criminoso na lista de foragidos do Programa Captura, do Ministério da Justiça, segue critérios estabelecidos pela Portaria MJSP nº 570/2023. Para entrar no cadastro, o indivíduo precisa ter mandado de prisão vigente, confirmado na base pública do Banco Nacional de Mandados de Prisão ou definido por decisão judicial específica. Também é exigido que esteja envolvido em crimes graves, violentos, hediondos ou equiparados, o que reforça o foco da lista nos alvos de maior periculosidade.
Além disso, a seleção leva em conta uma matriz objetiva de pontuação por risco, prevista em anexo à portaria que regulamenta o programa, o que assegura que apenas aqueles com maior potencial de ameaça ou impacto criminal sejam classificados como prioritários para captura.
O Programa é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Uma de suas principais ferramentas é o site gov.br/captura, que disponibiliza, de forma integrada e transparente, a lista dos 216 foragidos mais procurados do País.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






