O governo do Estado confirmou nesta quinta-feira, por meio do Gabinete de Comunicação, o compromisso do presidente Michel Temer (PMDB) em repassar para Mato Grosso o Auxílio Financeiro de Fomento das Exportações (FEX) ainda em outubro.
Temer afirmou que nos próximos dias assinará a Medida Provisória (MP) liberando os recursos aos Estados produtores. O anúncio ocorre após articulação do governador Pedro Taques (PSDB) em Brasília que envolveu o Poder Legislativo e o Judiciário.
Mato Grosso tem direito a receber cerca de R$ 400 milhões de FEX, já que é o Estado que mais recebe o repasse da União em função da desoneração dos produtos primários destinados à exportação, conforme previsão da Lei Kandir. Na ligação que fez a Taques nesta quinta-feira (11.10), o presidente afirmou que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) enviará todas as informações de como será feito o pagamento.
“Nosso trabalho de articulação junto a governadores e ao Congresso Nacional deve resultar no amparo emergencial da União a Mato Grosso. Recebi a informação de que o FEX - que está atrasado - deverá ser repassado ao Estado ainda em outubro. O montante é importantíssimo para nós. A luta continua. Não paro um segundo de trabalhar para garantir salário aos nossos servidores e assegurar o funcionamento dos serviços públicos”, disse Taques.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.