Com dicas práticas de posicionamento, métricas e estratégias, a quinta edição da Jornada de Marketing Digital, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), reuniu mais de 450 empresários e profissionais do setor, com o objetivo de apresentar as principais tendências atuais aplicáveis aos negócios.
O encontro foi realizado nesta quinta-feira (14.08), no Goiabeiras Shopping, e contou com a presença de quatro profissionais de atuação nacional e internacional na área do marketing digital. Ao todo, foram cinco horas de explicação de conteúdos sobre ética, reputação, estratégias, ferramentas e conteúdo.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento do empreendedorismo. “O marketing digital não tem fronteiras. Com conhecimento e conexões certas, ele se transforma em uma poderosa ferramenta de transformação social, capaz de gerar impacto positivo nos territórios, comunidades, famílias e pequenos negócios. O Sebrae é um grande parceiro nessa jornada”, comenta Schelini.
Com atuação destacada na agenda ESG e em governança climática, a administradora Jandaraci Araujo falou sobre propósito e reputação. Ela ressaltou que os clientes estão atentos às políticas e práticas sustentáveis adotadas pelas empresas, bem como a qualidade nos produtos. “É preciso refletir sobre qual propósito a empresa defende, pois isso constrói todo o legado”, afirmou.
Liderança e resultados.
A segunda palestrante do evento foi a executiva global Dafna Blaschkauer, que ressaltou que o sucesso em liderar pessoas começa pela autoliderança. Formada pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), ela acumula mais de 25 anos de experiência em posições de liderança, com passagens por empresas multinacionais como Nike, Apple e Microsoft.
“A gente primeiro precisa aprender a se autoliderar. Depois vem a segunda dimensão da liderança, que é liderar pessoas”. Dafna acrescentou que “a garra profissional contempla três características importantes: a paixão, que garante consistência; a perseverança, que impede o profissional de desistir de seus sonhos; e a esperança, que é a visão de um futuro melhor”.
A especialista em marketing estratégico e digital, Camila Renaux, fez a terceira abordagem do evento e trouxe insights sobre uso de ferramentas como a Inteligência Artificial no aprimoramento da presença dos empreendimentos no universo digital e na conquista de bons resultados.
“Esse tema é um desafio, porque a gente falar de números e indicadores e parece que não estamos a favor do marketing criativo, mas a verdade é que a principal criatividade está nos dados. As métricas são importantes para a análise dos empresários. A gente olha os indicadores como último passo, mas na verdade, os dados estão no centro dessa estratégia”.
A programação previa ainda uma quarta palestra, com o especialista João Branco, que não pôde comparecer devido a problemas logísticos. O Sebrae/MT informa que uma nova data será anunciada para a realização da apresentação.
Aprendizado
Uma das participantes da Jornada de Marketing, a empreendedora Débora Marques contou que está há pouco mais de um ano atuando no ramo de confecções. Para ela, o volume de ferramentas e informações é o maior desafio.
“Às vezes, me sinto perdida por não saber o que priorizar. Todos os dias têm novidade surgindo, então precisamos sempre nos capacitar. Gostei muito do evento, pois abriu a nossa visão para muitas coisas”, avaliou.
Quem também aprovou a experiência na qualificação foi o analista de marketing e design gráfico, Davi de Oliveira de Freitas Souza. “Tive acesso a muitas informações importantes e que são aplicáveis na minha área de atuação”.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.