Mundo Segunda-feira, 20 de Junho de 2011, 08:50 - A | A

Segunda-feira, 20 de Junho de 2011, 08h:50 - A | A

DESEMPREGO

Manifestações de 'indignados' chegam ao centro de Madri

Grupos de milhares de pessoas mostraram insatisfação com bancos e políticos

Do R7

Ballesteros/Efe
Milhares de manifestantes se reúnem no centro de Madri, na Espanha, para protestar contra crise


As seis manifestações do Movimento 15-M que percorreram Madri, na Espanha, neste domingo (19), chegaram pacificamente a seu destino, nas proximidades da sede do Congresso dos Deputados, para expressar a insatisfação com o pacto do euro, os políticos e o sistema financeiro, os quais culpam pela crise econômica.

Em clima de festa, os manifestantes - divididos em colunas compostas por milhares de pessoas - esperaram os participantes das outras marchas para se unirem em uma só e chegarem juntos à praça de Netuno, o destino final do protesto.

Duas dessas marchas - a Norte, que segundo a polícia era composta por cerca de 3.000 pessoas, e a Nordeste, que contava com 5.000 manifestantes - convergiram em uma das entradas do Paseo de la Castellana, uma das grandes vias de Madri.

Levando cartazes com lemas como "Vamos caminhar juntos contra a crise e o capital", "Escutem a ira do povo" e "Não seja violento", os manifestantes, de todas as idades, entoavam palavras de ordem.

Já na coluna Leste, que começou no popular bairro de Vallecas, os manifestantes chegaram com tambores e cartazes nos quais se podia ler: "Nossa indiferença os faz fortes. Desperta, indignado" e "Esquerda ou direita? Este país está envelhecido, vamos buscar uma alternativa", entre outras frases.

O Movimento 15-M recebe essa denominação por conta da data, 15 de maio, em que começaram os principais protestos e acampamentos na praça da Porta do Sol, no coração de Madri.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros