Em comunicado, a Visa ressalta que os 'pagamentos agênticos', como são chamadas as operações feitas por robôs de IA, devem passar "rapidamente da fase de experimentação para a adoção em massa". Nessas operações, os consumidores pedem aos robôs que busquem um produto, comparem preços e realizem as compras.
A Visa está trabalhado com mais de 100 parceiros na cadeia de cartões para os 'pagamentos agênticos'. "Essas colaborações já produziram centenas de transações reais controladas e iniciadas por agentes, provando a viabilidade das compras impulsionadas por IA", afirma o comunicado.
"Temos visto progressos impressionantes em como a IA transformará o comércio", comenta Rubail Birwadker, vice-presidente sênior e chefe de Produtos de Crescimento e Parcerias da Visa, em nota à imprensa. "Em 2026, os agentes de IA não só auxiliarão no processo de compra como as completarão."
Pesquisas da Visa indicam que mais de 70% dos consumidores da América Latina têm usado IA para ajudá-los nas compras. Nos EUA, quase metade dos compradores usa ferramentas de IA em pelo menos uma tarefa quando fazem compras - de comparações de preço até recomendações.
Nos Estados Unidos, os primeiros pilotos com parceiros já realizam todas as etapas de uma compra em um sistema beta fechado, tanto para empresas quanto para consumidores. Na Ásia Pacífico e Europa, os pilotos devem começar no início de 2026. "Na América Latina e Caribe, a Visa está trabalhando para garantir que os consumidores estejam preparados para fazer compras impulsionadas por IA nos principais estabelecimentos comerciais da região no próximo ano."
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.







