Em publicação no X, após encontro com o comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, à margem do Fórum Econômico Mundial de Davos, Lutnick declarou: "Apesar do barulho e das manchetes, continuamos comprometidos com a implementação do acordo comercial EUA-UE e sempre valorizaremos nossos laços profundos com nossos amigos na Europa".
A manifestação ocorre um dia após o Parlamento Europeu decidir congelar por prazo indefinido a votação de ratificação do acordo. A decisão do comitê de Comércio foi uma reação às ameaças crescentes do presidente dos EUA, Donald Trump, envolvendo a Groenlândia, o que lançou dúvidas sobre "se o pacto algum dia será concluído".
Também em Davos, Lutnick buscou reforçar o caráter estratégico da parceria transatlântica. Em entrevista à Fox Business na quarta-feira, ele disse que o acordo entre EUA e UE é "muito duradouro" e afirmou que os dois lados "trabalharão como aliados" até alcançar um resultado "bom para ambos".
O secretário ainda afirmou, na ocasião, que Davos será palco de "muitas conversas" e defendeu uma agenda econômica focada em reindustrialização, dizendo que o governo pretende investir US$ 1 trilhão em semicondutores.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.