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Cuiabanália Sábado, 02 de Novembro de 2013, 11:46 - A | A

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Sábado, 02 de Novembro de 2013, 11h:46 - A | A

CONHECIMENTO

Escola faz tarde de contos e tem história infantil como didática

Na ocasião será lançado ainda livro “História para despertar” da estudante da Nova Acrópole de Brasília

DA REDAÇÃO






Era uma vez uma menininha linda de quem todo mundo gostava, principalmente a avó, que não sabia mais o que inventar para agradá-la. Certa vez, deu a ela um chapeuzinho de veludo vermelho que a menina não tirou mais da cabeça. Por isso, todo mundo acabou chamando-a de “Chapeuzinho Vermelho”.

Os contos de fadas são muito mais do que historinhas e por muito tempo foram usados na educação das crianças. Resgatar a simbologia existente em cada um deles é o papel da obra “Histórias para despertar”, da estudante de Direito Isabella Arruda, aluna da Nova Acrópole de Brasília.

Ela estará nesse sábado (2), às 16h, na sede da escola de filosofia de Cuiabá para uma “tarde de contos”, com lançamento do livro em Mato Grosso às 17h30. A entrada é franca e aberta ao público.

Divulgação

História de Branca de Neve é um dos clássicos e de rica interpretação de contos infantis

“É comum a criança terminar de ouvir a história e querer vestir-se igual ao personagem preferido ou, quando meninos, lutarem tal qual seus heróis, é porque eles se identificaram internamente com aquilo que ouviram”, comenta a autora. “Se a criança puder vincular o conto com a virtude que está desenvolvendo, mesmo quando adulta, essa relação não se perderá”.

Isabella explica que “a criança aprecia muito os contos e gosta de ouvi-los várias vezes, para poder compreender e viver a história”.

CONTOS E MUNDO ATUAL

De volta à história, esta garotinha do conto já é bem conhecida, o que poucos ainda sabem é que a saga dela tem muito a ver com a vida humana. O lobo nesta história representa o eu animal, aquele que devora o ser humano que há em cada ser.

A Chapeuzinho simboliza o homem que precisa passar pela floresta e enfrentar os desafios, assim como na vida. Já a vovozinha é o símbolo da sabedoria que deverá ser resgatada de dentro do homem animal (lobo).

Os contos de fadas se baseiam em mitos e tradicionalmente foram repassados de forma oral. Eram a oportunidade que a criança tinha de entrar em contato com um mundo encantado, onde ela tem o poder de ser quem quiser, encarnar o papel do herói, do príncipe, ou da heroína e da princesa.

Era função dos contos, despertar as qualidades latentes da alma. “A criança, quando houve uma história, não a entende por meio do intelecto, mas a vive interiormente”, argumenta a autora.

Ela conta que muitas vezes o herói tem que lutar com bruxas e outros seres malvados (que representam os instintos) para poder resgatar a alma prisioneira (a princesa) e casar-se com ela.

Contos como os da “Bela Adormecida”, “Branca de Neve”, “Cinderela” e a “Gata Borralheira” têm esse tema.

Ao término de cada história vem o “foram felizes para sempre”, porque, na realidade, não se trata da união entre seres mortais e sim de um elo que unifica o ser humano com sua alma.

NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ


É uma escola de filosofia à maneira clássica, que busca fazer o estudo comparado das principais civilizações, sempre com o intuito de aplicar esses conhecimentos à prática, ou seja, como manual na ‘construção de si mesmo’.

Há uma turma de estudos com matrículas abertas, o curso básico tem duração de sete meses, uma vez por semana, com matérias como Ética, Sociopolítica e Filosofia da História, em que os principais grandes pensadores e filósofos da cultura ocidental e oriental são estudados.

Além disso, a escola também proporciona atividades extras para vivências culturais e práticas, como leitura comentada de obras clássicas, oficinas de xadrez, de poesia, recitais de poesia e trabalho voluntário. Informações no www.facebook.com/NovaAcropoleCuiaba e também pelo blog http://www.novaacropolecuiaba.blogspot.com.br.

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