A arte pode transformar vidas. Seguindo essa máxima é para onde caminha a primeira turma do curso de Formação de Rede de Agentes Culturais Comunitários, que se forma no próximo dia 17, às 20h, na sede da União Coxipoense de Moradores (Ucam). A Coordenadora do Curso e membro do Instituto Cultural América (Inca) - entidade responsável pela coordenação da capacitação - Cybele Bussiki, lembra que os agentes estão sendo preparados para atuar na região Sul de Cuiabá com potencial para alavancar a economia criativa do Coxipó após esta capacitação. “Para ter uma ideia a região é onde existe o menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, por ironia, onde tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Capital. Então, por que não fomentar a economia e a melhora social dos moradores da localidade através do que chamamos ‘cultura social’”, salienta Bussiki.
E a aposta é alta já que tem tudo para dar certo. São jovens de diversas áreas de atuação dentro e fora da cultura que vão se envolver pesadamente no processo criativo nesse segundo semestre numa espécie de ‘incubadora’ de projetos com o desenvolvimento de novidades e aperfeiçoamento do que já existe localmente. É como uma receita de bolo onde cada ingrediente é importante e, felizmente, foi detectado que existe em grande quantidade no Coxipó só faltava mesmo o ‘fermento’ do conhecimento ser acrescentado. E este foi repassado pelo Inca, neste curso, com apoio do Programa Cultura Viva da Secretaria de Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura – MINC em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (SEC) desenvolvida pela sociedade civil por meio de seleção através de edital público realizado em 2009 e, no próximo semestre conta com apoio da prefeitura de Cuiabá.
Formandos cult
Como não poderia deixar de ser num caso como este os alunos que se formam nesta quarta-feira planejaram uma formatura bem cultural com direito a cerimonial da DJ, Xodó Castrilon e apresentação de um grupo de instrumentos alternativos que promete dar um show de originalidade na ocasião. Também vão contar com padrinhos políticos para o início desta empreitada pós-formatura, por isso estarão presentes ao evento; o secretário-adjunto de Cultura de Cuiabá, Paulo Traven e a secretária-adjunta de Relações Políticas com os Municípios e Organizações Sociais da Casa Civil de Mato Grosso, Paolla Reis. Participam também o coordenador do Ponto de Cultura Inca, Avinner Augusto; os instrutores das Oficinas: Cinema: Carol Araujo; Instrumentos Alternativos: Edcarlos Rodrigues e Dança Livre Jeferson Guimarães e os professores e palestrantes: Carol Barros; Magna Domingos; Keiko Okamura; Fernanda Gandes; Irene Palácio e, como convidados Tania Arantes e Luiz Marchetti.
Bussiki explica que o Inca escolheu Paolla para ser patronesse, pelo fato dela ser uma líder nata e hoje ser um exemplo no empenho ao empoderamento institucional dos Movimentos Sociais e no desenvolvimento de ações que vão preparar pessoas para uma vida mais digna e consciente. Já Traven foi escolhido por ser, hoje, a melhor ponte entre a população cultural do município e a cultura institucional. Segundo Bussiki, ele tem uma qualidade de poucos produtores que não vem da arte, mas sim pelo amor a ela (arte). “Tem alma de artista e é dessa alma que faz dele um apaixonado pela Cultura”, esclarece. Ela diz ainda que é imprescindível este contato dos alunos com pessoas do meio político para que aprendam como podem trabalhar com os editais públicos que são fontes interessantes de ajuda à implementação de projetos culturais e que, muitas vezes, são subaproveitados por simples falta de conhecimento dos que querem começar a trabalhar na área cultural. No caso os agentes estão preparados para colocar a mão na massa e fazer projetos marcantes não só para a região, mas para toda a Capital ao se tornarem referência em disciplina e método de criação de eventos”, garante a presidente do Inca.
A expectativa após a formatura, com a saída do Inca e a disposição da Ucam para que os agentes possam trabalhar no local desenvolvendo projetos, é que, não só o espaço seja aproveitado ao máximo, como também seja utilizada a total capacidade dos formandos em desenvolver o potencial criativo do Coxipó tornando o local um roteiro turístico cultural forte já a partir de 2017.
São formandos nessa turma: Ananda Cristina da Rocha Parreira;; Cleber de Moraes; Cristina Zuita de França Dias; Creuza da Costa Lopes Silva; Evanderson dos Santos Antunes; Geisa de Gusmão Moraes; Isabella Patricia Albuquerque de Oliveira; Marlei Siqueira Cardoso; Manoel de Jesus Souza Vieira; Naiene Vidal de Figueiredo; Rosangela Benedita da Silva Morel; Watila Fernando Bispo da Silva; Wesley Lopes Nonato e; Zandonaide Fabiano da Silva.
Serviço
O desenvolvimento desse e dos demais cursos do projeto que virão a partir de então para esta região (Instrumentos Alternativos, Dança Coletiva e Cine Clube Inca), podem ser acompanhados pela fanpage: Ponto de Cultura Inca – Rede de Agentes Culturais e, após a formatura, pela fanpage Coletivo Coxipó Cultural (CCC) que será criada por eles.
(Com informações da assessoria).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.