Copa Pantanal Segunda-feira, 19 de Setembro de 2011, 08:34 - A | A

Segunda-feira, 19 de Setembro de 2011, 08h:34 - A | A

DESAVENÇAS

Silval confirma extinção da Agecopa e projeto vai à Assembleia esta semana

Governador toma decisão depois da “briga” entre Eder Moraes e Carlos Brito, presidente e diretor da autarquia; projeto que cria a Secopa já está pronto para ser enviado esta semana ao Parlamento

Mayke Toscano/Hipernotícias

Governador chega à conclusão que extinguir a Agecopa é o melhor caminho para acabar com brigas internas

A Secopa (Secretaria da Copa do Mundo de 2014) será mesmo a saída para o governador Silval Barbosa (PMDB) retomar a autonomia sobre a gestão das políticas das obras que hoje estão sob a responsabilidade da Agecopa, uma autarquia que vem passando por crise administrativa depois das desavenças entre o presidente da Agência Eder de Moraes e o diretor de Infraestrutura, Carlos Brito.

O presidente da autarquia, Eder Moraes, disse em entrevista ao programa Ponto de Vista (TV Cuiabá, canal 47), na noite deste domingo (18), que a secretaria dificilmente seria criada e que nenhuma orientação nesse sentido havia sido passada a ele pelo governador.

O assunto já deve ser transformado em mensagem do Executivo nesta semana e para isso, o líder do governo Romoaldo Júnior já foi convocado para se reunir com Silval, na manhã desta segunda-feira (19) no Palácio Paiaguás.

“O governador me ligou na sexta-feira me comunicando da decisão de extinguir a Agecopa e transformando-a em Secretaria e nós ficamos de nos reunir na segunda para tratar dos detalhes”, disse por telefone ao HiperNotícias o deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que deverá providenciar o encaminhamento no Legislativo discussões sobre a decisão do chefe do Executivo.

Silval, se vendo acuado depois que o presidente das autarquia, Eder Moraes, se negou a dar trégua nas brigas com Brito, inclusive cooptando endosso de 5 dos 7 diretores da Agência pelo afastamento do diretor de Infraestrutura, agiu rápido e que aprovar o mais breve possível a extinção da autarquia sobre a qual só se poder promover mudanças se essas forem encaminhadas endossadas pela Assembleia Legislativa.

“Acho que é uma decisão que tem que ser bem avaliada, já que ao mesmo tempo que dá mais autonomia ao governador, temos que ver se pode por em risco os projetos já adiantados para a Copa”, opinou o presidente da Assembleia , José Riva (PP), lembrando que essa será a terceira mudança nesse sentido na instituição. Riva acrescentou porém, que já desde o início já defendia que fosse criada uma secretaria ao invés de Agência.

Pelo PR, partido detentor da indicação do presidente Eder para a Agecopa, deputado Mauro Savi disse que quer saber mais detalhes sobre essa mudança e que também estará nesta segunda-feira no Palácio em busca dessas informações.

“Se houver enxugamento e determinação mais objetiva, até acho interessante a mudança de autarquia para secretaria, mas acho que temos que ter um estudo mais aprofundado sobre isso, há que se levantar tudo o que há errado e hoje emperra a Agecopa”, observou Savi.

Fontes do governo confirmaram que Silval passou o fim de semana reunido com técnicos do Paiaguás para fechar a formatação do conteúdo daquilo que deve constar do novo projeto para que possa ser encaminhado à Assembleia.


Comente esta notícia

Lucelio Costa 19/09/2011

Pelo que vejo o Sr. Governador faz sua opção pelos caminhos mais longos, tapa o sol com a peneira literalmente, acatando a determinação de um em detrimento a do outro. Com sua permanência por um fio, o Senhor Ex Dep. Carlos Brito, tem mais é que tentar tirar leite da pedra. Ao afirmar sua condição de somente submeter-se às ordens do governador, está afirmando sua insubordinação à presidência da AGECOPA. Com isso, fica claro de que, quem fala o que não deve, ouve o que não quer, e ainda, quanto mais fala, mais se afunda. Nada contra o Ex Dep., apenas como observador dos fatos desde a tão propagada audiência. As mídias tem mostrado esse embate, que a meu ver, só tem um caminho, ou abraçam-se e deixa que o tempo passe, ou, alguém tem tomar seu caminho.

1 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros