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O contrato de implantação do VLT foi assinado hoje e o prazo para a entrega do novo modal ficou mantido em 24 meses |
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) assinou na manhã desta quinta-feira (21) a ordem de serviço para o início da construção do novo modal de transporte de Cuiabá, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O secretário Maurício Guimarães e o representante do Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande, Aloysio Cardoso da Silva, assinaram os documentos e realizaram a primeira reunião de trabalho para o início efetivo da fase de execução da obra.
A assinatura, ocorrida na sede da Secopa, foi considerada um momento histórico pela complexidade e relevância da obra e também por ser a primeira experiência com o Regime Diferenciado de Contratação, na qual Mato Grosso se tornou exemplo da aplicação do novo modelo de contratação.
"Foi muito difícil superar as dificuldades burocráticas, cumprir todas as exigências para o financiamento da maior obra já realizada em Mato Grosso e as especificidades do processo licitatório através do RDC, uma nova forma de contratação. Agora começa um outro grande desafio e conto com a responsabilidade do consórcio contratado para a execução. Vencemos a primeira fase e faremos todos os esforços para que os trabalhos prossigam com a celeridade e a eficiência necessárias. A população de Cuiabá e Várzea Grande é a maior beneficiária deste processo, pois em 2014 terá um transporte público de qualidade, com conforto e rapidez”, disse Maurício Guimarães destacando o empenho do governador Silval Barbosa, que não pôde estar presente ao ato por estar em viagem internacional.
Já o prazo para a entrega do novo modal ficou mantido em 24 meses. "Reafirmo o compromisso de atender o que foi contratado,vamos entregar essa obra no prazo e com qualidade”, destacou Aloysio Cardoso
A implantação do VLT redesenhará o tráfego nas principais avenidas de Cuiabá e de Várzea Grande e proporcionará melhor qualidade e segurança no trânsito entre as duas maiores cidades mato-grossenses.
Para financiar os custos da implantação, o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), assinou na última segunda-feira (18) o contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 423 milhões, que já haviam sidos aprovados para o Bus Rapid Transit (BRT) e serão redirecionadospara o VLT.
A segunda etapa da liberação dos recursos deve acontecer ainda este mês, com a assinatura do contrato de R$ 727,9 milhões financiados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) por meio da CEF.
Para desapropriação serão destinados R$ 110 milhões, montante que representa a contrapartida do Governo do Estado.
Com os estudos realizados sobre as isenções, a previsão é que o valor para implantação do VLT deveráficar entre R$ 1.220 bilhão a R$ 1.477 bilhão. (Com informações da Assessoria)
Cuiabanão 22/06/2012
Viram a foto da página inicial do portal? É o VLT de Fortaleza, movido a diesel. Podem ir se acostumando com ele, porque é no máximo esse tipo que vai ter em Cuiabá... Se ficar pronto! Esqueçam a foto acima ou aquela com o Silval e o Eder em Portugal.
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