No ritmo em que estão, as obras da Copa de 2014 não ficarão prontas no prazo previsto. O motivo, segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, é a falta de planejamento estratégico que antecede aos projetos.
As plantas e cronogramas das obras foram solicitadas pelo Crea à direção da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do governo (Secopa), mas até o momento não foram entregues.
A constatação integra o relatório de fiscalização realizado pela Comissão de Acompanhamento de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Copa do Mundo da Assembleia Legislativa em parceria com o Crea-MT nessa terça-feira. Desde o início de outubro a fiscalização ocorre e na próxima terça-feira (29) a comissão visitará as obras em Várzea Grande.
“Falta de integração entre concessionárias e mesmo com o município tem dificultado o andamento do cronograma de execução. Esse trabalho quem deveria ter feito era a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), mas não houve um planejamento anterior”, frisou Juares ao HiperNotícias.
|
“A culpa talvez não seja da construtora, tem outros entraves. Como a adutora da CAB Cuiabá que precisa ser removida do local para conclusão do complexo Tijucal. O trânsito é outro problema, o deslocamento, bloqueio e desvio é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMTU) e também não foi feito antecipadamente”.
Um engenheiro da obra informou que o viaduto está pronto e já poderia ser usado pelo fluxo de carros no local, porém, sua finalização não ocorreu porque uma adutora de água foi modificada devido a obra e precisa ser finalizada pela Companhia de Abastecimento de Água da Capital (CAB).
CONCESSIONÁRIAS
E essa integração com as concessionárias, informa, além da CAB tem a Cemat, enfim, deveria ter sido agilizada anteriormente para que na execução do projeto estivesse tudo pronto.
“Com o município também, por ser o responsável pela transposição e vias alternativas. O principal problema hoje é que algumas dessas vias estão sem asfalto e estão sem sinalização deixando o motorista desorientado”.
No caso das vias alternativas deveriam estar programadas antes do início das obras para evitar o transtorno.
“Além desse atraso eles terão que se preocupar com o período de chuvas que também atrapalhará a conclusão de todas as obras, podendo trazer não somente prejuízos de prazos, mas também físicos e financeiros”.
CRONOGRAMA DE INAUGURAÇÃO
Nessa quarta-feira (23), depois de adiar várias vezes (pelo menos três) o início das inaugurações das obras da Copa do Mundo, o governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, vão divulgar o cronograma de inaugurações.
toninho 23/10/2013
É até engraçado esta afirmação do CREA as obras da copa iniciaram há dois(02)anos, só agora acordaram e viram que não tem planejamentos e projetos.Pelo que vimos ate agora esta COPA do PANTANAL,era só enganação, se desse certo CUIABÁ,com toda certeza deixaria de servir de cobaia para as construtoras que por aqui tem atuado... não é o que vemos?
1 comentários