Sábado, 18 de Maio de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,11
euro R$ 5,55
libra R$ 5,55

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,11
euro R$ 5,55
libra R$ 5,55

Cidades Domingo, 05 de Junho de 2016, 17:34 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Domingo, 05 de Junho de 2016, 17h:34 - A | A

TREM CUIABANO

União confirma apoio de R$600 milhões para concluir VLT em MT

UOL

A segunda obra de mobilidade urbana mais cara da Copa do Mundo de 2014, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá, já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e ainda não chegou nem na metade. A obra, cujo valor inicial estimado pelas autoridades de Mato Grosso era de R$ 700 milhões, teve seu orçamento revisto inúmeras vezes pelos responsáveis pela empreitada. Nesta semana, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), anunciou o mais novo empecilho para a conclusão dos trabalhos, atualmente prevista para 2018, ano da Copa do Mundo da Rússia: o Estado não tem mais dinheiro para colocar no trem.

 

G1

VLT

 

De acordo com Taques, ainda faltam R$ 600 milhões para terminar o projeto. O Estado de Mato Grosso, porém, não tem mais de onde tirar recursos para concluir o sistema de 23 quilômetros do VLT de Cuiabá, afirma o governador. A solução? Requerer mais dinheiro ao governo federal, que já emprestou - via Caixa Econômica Federal - R$ 453 milhões para o projeto. "Eu não tenho esses 600 milhões para terminar essa obra. Então eu tenho que buscar na União", resumiu Pedro Taques.

 

Na última segunda-feira, o governador de Mato Grosso foi a Brasília e se reuniu com o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB). O próprio governo estadual divulgou seu principal objetivo no encontro: defender a "necessidade de a União reservar em seus cofres o valor de R$ 600 milhões para finalizar as obras do VLT, que deveriam ter sido concluídas antes da Copa do Mundo de 2014, mas que estão paralisada há 18 meses, alvo de contestações por parte do Governo do Estado e do consórcio construtor."

 

Ainda segundo o governo mato-grossense, o ministro Bruno Araújo disse que a reunião foi importante para compreender a gravidade do problema apresentado pelo governador Pedro Taques. "Ele enfatizou que o Ministério das Cidades vai apoiar em tudo que for necessário", informa o governo estadual. Procurado pelo UOL Esporte, o Ministério das Cidades não comentou a reunião. Assim, ainda não é possível saber se haverá dinheiro para concluir a segunda obra mais cara da Copa do Mundo de 2014.

 

"Euforia do momento"

 

O deputado estadual mato-grossense Romoaldo Junior (PMDB) era o líder do governo na Assembleia Legislativa em junho de 2011, quando a Casa aprovou a construção do VLT. A obra foi incluída no plano de mobilidade urbana da cidade para a Copa do Mundo de 2014, contrariando a opinião unânime de técnicos em engenharia, que eram favoráveis à construção de um sistema de corredores de ônibus na cidade, por metade do preço da obra que foi por fim escolhida.

 

O atual governo estadual contratou uma auditoria diante das evidências de irregularidades e superfaturamento existentes em seu contrato e execução. A obra tem denúncia de direcionamento na licitação, pagamento de propina de R$ 80 milhões, má execução técnica e a compra inútil de 56 vagões de trem que não terão utilidade no sistema. 

 

Diante de tal quadro, deputado Romoaldo, explicou à sociedade, no final do ano passado, o que fez com que ele e seus pares aprovassem a construção do sistema, mesmo com aviso dos técnicos sobre a dificuldade de êxito na obra: foi "a euforia do momento".

 

"Na euforia da Copa do Mundo, o VLT parecia ser a melhor opção. Naquele momento, pareceu o melhor investimento, o mais moderno. A Assembleia errou? Se errou, foi tentando acertar", disse o deputado, em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa.

 

E a história do trem bilionário não tem data para acabar. No início desta semana, o secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Paulo Taques, avisou que, com ou sem dinheiro da União, a obra não fica pronta até o fim do mandato de Pedro Taques. "Todo o VLT não deve ficar pronto até o fim da gestão. O que quero dizer com isso? O governador Pedro Taques está fazendo com que o próximo governador não receba, dele, o que nós recebemos da gestão passada. Vai receber uma obra não 100% pronta, mas vai receber uma obra com todo o planejamento feito."

 

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Carlos Nunes 06/06/2016

Será que Taques ainda acredita em fábulas...o governo Temer é só um governo de transição, com a baita crise na Economia Brasileira ele não garante é nada. Falar é uma coisa, fazer é outra. Não vão abrir Cuiabá DE PONTA A PONTA (do Porto até o CPA e do Centro além do Coxipó), aí o dinheiro mingua, demora, não vem, e a cidade fica toda aberta. Ainda me lembro do Silval, aparecendo quase todos os dias na TV, e dizendo: "com 1 Bilhão e 400 Milhões de Reais, termino o VLT antes da Copa começar." O Taques pegou a mania do Silval, acha que, com 600 Milhões, faz toda a obra. Essa obra é grande, vai precisar de 600 Milhões ao cubo, no mínimo.

positivo
0
negativo
0

Carlos Nunes 05/06/2016

Pois é, para tocar a Obra fracassada o Silval, o VLT, apareceu os 600 milhões; agora 600 Milhões para pagar o RGA, dizem que não tem. Dizem que, quando um governo quer, o dinheiro aparece, agora quando não quer, não aparece de jeito nenhum. Bem, depois que a gente viu 4 jogos da Copa virarem prioridade, sendo mais importante do que a Saúde, a Educação juntos; ficou claro que são os governos que escolhem o que é prioridade e o que não é.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros