Dezesseis profissionais receberam os certificados da primeira turma do Curso de Instalação de Tubulações, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT). A formação é uma contribuição social da Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá Saneamento, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, Arsec, Poder Judiciário e Ministério Público de Mato Grosso.
Iniciativa inédita, o curso é fruto da articulação de esforços entre iniciativa privada, poder público e Judiciário, para fomentar a ampliação de conexões residenciais à rede pública de esgoto. Até o final do ano, Cuiabá contará com 91% de cobertura de esgotamento sanitário com rede coletora disponível para conexão.
Darci Luis Antunes, de 60 anos, já planeja contatar os clientes da carteira de profissional eletricista e de hidráulica para anunciar os serviços especializados, adicionados ao currículo com as aulas do curso. Gaúcho radicado em Cuiabá há 36 anos, é testemunha da rápida expansão da cidade e conta que se sente animado para novos trabalhos. Assim como os demais colegas de turma, tem a expectativa de que a demanda por serviços suba expressivamente, junto a uma maior renda financeira.
Na plateia, no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, a servidora pública Benedita Antônia Almeida acompanha mais uma realização do esposo, Wilson.
“A gente vai fazer 30 anos de casados, graças a Deus, sempre apoiando um ao outro. Ele tem curso de mestre de obras, hidráulica, e agora mais esse certificado”, conta orgulhosa, destacando que dois dos filhos do casal seguiram os passos do pai, trabalhando na área da construção e serviços.
Renato Carlini Camargo, diretor geral da Águas Cuiabá, ressalta a importância da oferta de mão de obra qualificada no mercado local. “É um grande prazer estar aqui, certificando esses profissionais que, por iniciativa própria, buscaram essa capacitação. É um passo muito importante, que se soma aos esforços para ampliação do tratamento de esgoto em Cuiabá”.
Orientação - Gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Ambiental, Jaqueline Bagao Schoffe explica que o objetivo do Poder Judiciário com o projeto é atuar preventivamente. Por isso, proprietários de imóveis notificados a providenciar a conexão à rede de esgoto são orientados e recebem a indicação de alunos formados pelo curso do Senai.
“De nada adianta todo o empenho do poder público e investimento da concessionária de saneamento se os moradores não executarem a interligação das residências à rede coletora de esgoto. Tenham a certeza de que vocês, profissionais, estão contribuindo para uma Cuiabá melhor. Sinto honrada em entregar esses certificados”.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.