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Cidades Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, 14:49 - A | A

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Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, 14h:49 - A | A

INCLUSÃO SOCIAL

Sinop terá a primeira escola municipal bilíngue para surdos em MT

A unidade deverá atender mais de 100 alunos em tempo integral com o ensino regular.

MÁRCIA TOMAZ
Da Redação

Sinop (479 km de Cuiabá) terá a primeira escola municipal bilíngue de Mato Grosso para surdos. O anúncio foi feiro na segunda-feira (21) pelo prefeito Roberto Dorner. A unidade educacional vai contemplar, além do município, toda a região norte do Estado.

“Momento muito importante dessa grande conquista, beneficiará não só os surdos no nosso município, mas de toda região norte. Estamos muito felizes e no caminho certo”, destacou o prefeito.

Segundo a prefeitura, a construção será viabilizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A escola, com espaço de mais de 8 mil metros quadrados, terá cinco salas, refeitório, biblioteca, sala de informática e ginásio de esportes.

Inicialmente, a unidade escolar deverá atender mais de 100 alunos em tempo integral com o ensino regular, atividades complementares, sala de recursos, utilizando como língua de instrução e comunicação a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O corpo docente, será composto por professores surdos e ouvintes bilíngues, para que os alunos desenvolvam a comunicação e escolarização em língua de sinais e a língua portuguesa na modalidade escrita, desenvolvendo várias outras habilidades.

Segundo a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, a escola é uma realização para toda comunidade surda.

“Com a implantação dessa escola os alunos terão melhorias na aprendizagem, além de promover inclusão social. Então para nós enquanto administração pública, é um momento histórico não só para Sinop, mas para o Brasil” destacou.

As escolas bilíngues são capazes de preparar estudantes para a vida através do ensino estruturado, baseado na língua de sinais, a partir do uso das atribuições linguísticas das Libras, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno surdo em sala de aula.

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