Sinop (479 km de Cuiabá) terá a primeira escola municipal bilíngue de Mato Grosso para surdos. O anúncio foi feiro na segunda-feira (21) pelo prefeito Roberto Dorner. A unidade educacional vai contemplar, além do município, toda a região norte do Estado.
“Momento muito importante dessa grande conquista, beneficiará não só os surdos no nosso município, mas de toda região norte. Estamos muito felizes e no caminho certo”, destacou o prefeito.
Segundo a prefeitura, a construção será viabilizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A escola, com espaço de mais de 8 mil metros quadrados, terá cinco salas, refeitório, biblioteca, sala de informática e ginásio de esportes.
Inicialmente, a unidade escolar deverá atender mais de 100 alunos em tempo integral com o ensino regular, atividades complementares, sala de recursos, utilizando como língua de instrução e comunicação a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
O corpo docente, será composto por professores surdos e ouvintes bilíngues, para que os alunos desenvolvam a comunicação e escolarização em língua de sinais e a língua portuguesa na modalidade escrita, desenvolvendo várias outras habilidades.
Segundo a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, a escola é uma realização para toda comunidade surda.
“Com a implantação dessa escola os alunos terão melhorias na aprendizagem, além de promover inclusão social. Então para nós enquanto administração pública, é um momento histórico não só para Sinop, mas para o Brasil” destacou.
As escolas bilíngues são capazes de preparar estudantes para a vida através do ensino estruturado, baseado na língua de sinais, a partir do uso das atribuições linguísticas das Libras, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno surdo em sala de aula.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.