Mato Grosso recebeu 180 ampolas de etanol farmacêutico, composto utilizado para o tratamento de infecções por metanol. O fármaco foi doado ao Ministério da Saúde pela Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos na segunda-feira (13) e distribuído às 26 unidades da federação e ao Distrito Federal.
Desde o fim de setembro deste ano, o Brasil vive uma crise de intoxicações por álcool metílico, conhecido como metanol, um solvente industrial o que o corpo transforma em compostos ainda mais venenosos, levando a danos severos nos olhos, sistema nervoso e outros órgãos, podendo levar até à morte.
A preocupação teve início após o aumento subito de casos em São Paulo, que apontaram para a adulteração de bebidas alcoólicas com o composto químico. Até o momento, o Ministério da Saúde já confirmou 32 casos de infecção pelo produto, além de outros 181 sob investigação.
Mato Grosso teve um caso registrado como suspeito e descartado logo em seguida. Embora ainda não tenha sido atingido pelo problema, agora o Estado já conta com estoque do antídoto que pode reverter a intoxicação.
O etanol farmacêutico age bloqueando o caminho pelo qual o metanol se transforma em ácido fórmico, que é altamente nocivo ao corpo humano.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.