Quem anda pelas ruas de Cuiabá percebe que os bueiros da cidade estão entupidos com lixo, folhas e galhos de árvores. Com a chegada do período chuvoso, o problema ainda fica mais evidente, além do mau cheiro.
A equipe de reportagem do HiperNoticias percorreu algumas das ruas da cidade para constatar in loco a situação. E o resultado não foi um dos mais agradáveis.
Na Rua Bosque da Saúde, por exemplo, no bairro do mesmo nome, a equipe esteve em três bueiros. O primeiro deles estava com copos descartáveis, pedaços de sacolas plásticos e lama.
O segundo, além do lixo, a situação estava ainda mais perigosa devido à falta de grade de proteção. O terceiro estava com a metade da tampa quebrada e com entulhos.
A empresária e moradora da região, Cyntia de Abreu Evangelista contou à reportagem que tem verificado esse problema não somente no Bosque da Saúde, assim como em outras ruas da cidade. Devido percorrer muitos locais para fazer entrega de açaí e cupuaçu, ela contou que em um dia de chuva intensa, inclusive, perdeu uma cliente porque enfrentou um trânsito, onde os carros não tinham como andar por conta do alagamento nas ruas.
“Estava indo para o Pedra 90 e tem ruas que nem tem bueiro. E as chuvas acabam alagando as ruas. A cliente me ligou falando várias coisas, contei para ela a situação, mas acabou não acreditando no que havia falado, pois parecia contos da carochinha”, lamentou.
Na avaliação dela, a Secretaria de Obras da cidade tem tratado a situação com descaso e muitos locatários têm perdido de alugar imóveis por conta de alagamentos.
“Antes de instalar meu negócio no Bosque da Saúde procurei pontos com casa para alugar na Avenida Beira Rio, próximo da Universidade de Cuiabá. Estava tudo certo e já iria pegar a chave, porém deu uma chuva forte e fui com o meu esposo verificar o local como ficava. Quando chegamos nos deparamos com muita água dentro do imóvel e desistimos. Fomos conversar com o proprietário e ele nos informou que isso acontecia por falta de drenagem ou até mesmo bueiros para água escorrer, mas a Prefeitura ainda não havia tomado providência quanto a solicitação dele”, destacou.
Já a assistente social, Daniele Coreia, contou que no bairro Santa Cruz a situação também não é diferente. Além do esgoto correr a céu aberto próximo aos bueiros, todos estão entupidos com lama e lixo.
“Isso não é certo. Pagamos muitos impostos para a situação permanecer dessa forma. Percebo que a situação desses bueiros são registrados principalmente nas regiões periféricas da cidade por onde ando. Mas, um exemplo que brinco já ser clássico é na Fernando Corrêa, próximo ao shopping. Fora a obra que construíram sem drenagem é raro ver um bueiro e quando encontro vejo todos danificados por falta de manutenção”, concluiu.
OUTRO LADO
A equipe de reportagem procurou a secretária de obras do município,Tieko Arabori Yamamoto, para saber como funciona o serviço de manutenção. Ela afirmou que duas equipes com seis trabalhadores cada limpam os bueiros da cidade por meio da demanda que chega à Secretaria.
“Temos 100 reclamações na lista de espera e demora pelo menos de seis a 10 dias para o trabalho ser realizado. Porém, não temos como fazer a manutenção diária porque não temos mão de obra disponível para isso. A região central sempre é a priorizada devido à circulação de pessoas. No entanto, estamos procurando desenvolver nosso trabalho com eficácia”, explicou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Gilstinho 03/12/2016
Prefeito Mauro Mendes, quer multar os moradores que tiver hospedeiro de Mosquito Aëdes aegypti, mas, deveria ele MM primeiro fazer seu dever de casa. Olha aí onde esta a casa do mosquito, Bueiros de responsabilidade do Mauro Mendes. A tardinha ja escurecendo, ao fazer as caminhada, a gente passa ao lado destes bueiros, parece um enxame de abelha os barulho dos mosquito do Mauro Mendes ja que é ele quem tem que limpar. Este cara só sabem falar mau dos outros. Pq res Dom Bosco ta ai sem um metro de asfalto nem esgoto, abandonado pelo este prefeito. Eles, só ficam falando deste tal de parque das águas e ninguém aguenta mais este assunto.Vai com deus e nunca mais volta.
1 comentários