Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 17h:52

Tamanho do texto A - A+

Prefeitura notifica estabelecimentos na Praça Popular por não cumprirem medidas contra à Covid-19

Por: REDAÇÃO

O primeiro dia de fiscalizações referentes ao toque de recolher, agora a partir das 23h, verificou pontos de grande movimentação em Cuiabá, como na região da Praça Popular, que teve dois estabelecimentos notificados. Outras regiões da Capital tiveram distribuidoras notificadas e pessoas dispersadas por estarem aglomeradas, sem máscaras de proteção.  

Reprodução

fiscalizacao toque de recolher

 

Dois restaurantes da Praça Popular foram notificados, um por não cumprir distanciamento mínimo, que é de 1,5 metros, entre as mesas e o outro por não realizar a aferição de temperatura corporal dos clientes na entrada, requisito de segurança obrigatório.

No bairro Alvorada, um bar e distribuidora de bebida foi flagrado com grande aglomeração de pessoas na calçada e na rua, assistindo a uma partida de futebol na televisão, com muitas pessoas sem máscara de proteção. O estabelecimento também foi notificado e todas as pessoas foram dispersadas pelos fiscais, que pediram compreensão devido ao período de pandemia da Covid-19 e perigo de contágio pelo coronavírus.

A uma quadra de distância do local, os fiscais também se depararam com outros três bares abertos minutos após às 22h e também com pessoas nas calçadas sem máscara, que foram dispersadas.

Na avenida Agrícola Paes de Barros, próximo à Arena Pantanal, uma distribuidora de bebidas foi encontrada aberta e os fiscais utilizaram um alto falante para se comunicar com as pessoas e pedir que fossem para suas casas, o que foi atendido de maneira espontânea.

Em seguida, a ronda composta por agentes de regulação e fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e policiais militares, voltou para a Praça Popular, mas tudo já estava fechado.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública, considerou satisfatórios os resultados do primeiro dia de trabalhos, com equipes de fiscais em turnos das 20h às 00, percorrendo todas as regiões de Cuiabá. Graças ao planejamento da secretaria, que dividiu os trabalhos de forma a acompanhar o período em que os estabelecimentos estão prestes a encerrar o atendimento ao público, às 22h, conforme prevê o Decreto nº 8.034.

No período da noite, funcionam dois turnos de fiscalização, o primeiro, das 20h às 00h, que conta com quatro equipes que percorrem regiões de Cuiabá, verificando se o comércio como bares, restaurantes, comida de rua e distribuidoras de bebidas estão cumprindo o horário permitido.

E o segundo turno, que vai de 00h às 5h, segue com o toque de recolher que, que nesta quarta-feira, ocorreu de forma tranquila. Devido à população já estar adaptada com a adoção da medida e não ter muitos registros de denúncias, as equipes foram reduzidas para duas, pois o turno anterior já passou pela maioria dos estabelecimentos.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei