Cidades Quarta-feira, 18 de Maio de 2011, 16:36 - A | A

Quarta-feira, 18 de Maio de 2011, 16h:36 - A | A

CAOS NA SAÚDE

O sistema privado tem interesse na falência do SUS, diz Luiz Soares

O ex-secretário municipal de saúde disse que depois do sucateamento do SUS, vai prevalecer o sistema 'hospitalocêntrico privatista'

ALIANA F. CAMARGO
aliana@hipernoticias.com.br

Defensoria Pública
Falência do SUS é de interesse de um sistema privatista, salienta Luiz Soares.

O sistema privado tem interesse na falência do Sistema Único de Saúde (SUS). A afirmação é do ex-secretário Luiz Soares que administrou o setor municipal na gestão de Roberto França e Wilson Santos.

Segundo Luiz Soares, o Sistema Único de Saúde, implantado pela Lei nº 8.080  de 1990, está sendo depreciado por motivo maior, “são 21 anos de estruturação e que agora está sendo sucateado em detrimento de um sistema 'hospitalocêntrico privatista'”. Este sistema, segundo Soares, está mais interessado no faturamento e num modelo voltado para o capitalista exacerbado.

Na opinião do ex-secretário de Saúde o SUS é ambicioso no sentido de querer que todos os brasileiros sejam atendidos com equidade. Esse objetivo, acampado pelo movimento sanitarista, vai contra o pensamento de gestores “hospitalocêntrico privatista”.

“O Sistema Único de Saúde precisa de mais tempo para se estruturar melhor. Mas é evidente que a indústria farmacêutica e hospitais  que prestam serviços privados não querem pessoas saudáveis”.

Luiz Soares lembra que os principais gestores da saúde que atuam no Estado e no Município são ligados ou já tiveram alguma relação com o sistema privado e que no geral “estão focados pela ganância da iniciativa privada”.

“Estou à disposição da sociedade e do MP que tem a obrigação de investigar o sistema de saúde de Cuiabá, quero uma auditoria profunda e independente. E que seja feita comparações desde de minha gestão em 2008”, finalizou.

DENÚNCIA

O Sinpen (Sindicato dos Profissionais em Enfermagem) protocolou na tarde desta quarta (18) denúncia para saber da veracidade das afirmações do ex-secretário Luiz Soares, que vem divulgando que o repasse de verba aos hospitais conveniados pelo SUS não estão sendo efetuados. Para saber mais clique aqui.

A direção do Sinpen informou que a denúncia foi protocolada no Ministério Público Federal, com cópia para o Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal de Saúde, informou por meio da assessoria, que há somente três hospitais que estão com os pagamentos atrasados, mas não soube identificar quais unidades estão sem repasse regularizado. E que

O secretário de Saúde do Município, Antônio Pires, disse em nota que se necessário for colocamos a disposição os relatórios dos pagamentos efetuado pelo SMS. O Hipernotícias foi informado pela assessoria que este relatório já foi pedido para a administração da secretaria e sairá somente nesta quinta (19).

Sobre a posição do ex-secretário em dizer que o SUS está sendo sucateado pelos gestores, a SMS informou que não vai se pronunciar sobre as declarações de Luiz Soares. Contudo, respeita a posição do ex-secretário como cidadão.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros