Em 2025, o Brasil registrou diversos tremores de terra, com magnitudes moderadas, segundo dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O maior ocorreu em Rorainópolis (RR), com 4,5 graus na Escala Richter. Logo em seguida, aparece Poconé (MT), que registrou um abalo de 4,4 graus em 1º de março, colocando Mato Grosso entre os estados com maior intensidade sísmica no ano.
O ranking dos cinco maiores tremores de 2025 foi o seguinte:
- 4,5 graus – Rorainópolis (RR), 29 de junho
- 4,4 graus – Poconé (MT), 1º de março
- 4,3 graus – Parauapebas (PA), 3 de abril
- 4,2 graus – Parauapebas (PA), 9 de julho
- 4,0 graus – Parauapebas (PA), 10 de julho
Com isso, Mato Grosso aparece em destaque nacional, já que o tremor em Poconé foi o segundo mais forte do ano.
CONTEXTO GEOLÓGICO
O Brasil, por estar localizado no centro da Placa Sul-Americana, não costuma registrar terremotos de grande magnitude, como ocorre em países situados em limites de placas tectônicas. Ainda assim, eventos intraplaca, como o de Poconé, podem ocorrer e causar repercussão local.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a diferença entre tremor e terremoto está na intensidade: abalos de menor magnitude são chamados de tremores de terra, enquanto os de maior escala recebem a classificação de terremoto.
Na fronteira do Brasil com o Peru, por exemplo, foi registrado em agosto de 2025 um terremoto de 5,0 graus, a 446 km de profundidade, resultado da subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.


