Cidades Domingo, 01 de Janeiro de 2012, 08:00 - A | A

Domingo, 01 de Janeiro de 2012, 08h:00 - A | A

QUE VENHA 2012!

Mais amor e muita cobrança para melhoria na sáude são os pedidos da população para 2012

Além dos sentimentos positivos, a maior parte dos entrevistados também quer que a Saúde em mato Grosso tenha mais atenção neste ano que se inicia

Hipernotícias

Paz e amor para este ano que se inicia. Esses foram os desejos mais citados por 20 entrevistados que o HiperNotícias procurou ouvir nas ruas da Capital de Mato Grosso. Os ingredientes se somaram a esperança de ver em 2012 outros projetos realizados em setores essenciais da sociedade.

O servidor público Amilton Martins refletiu que o essencial para uma mudança positiva neste ano se chama amor.

“O amor transformou a terra, é a chave para a paz, para o sucesso, para a convivência em sociedade. Se o político tem amor ele não vai cometer corrupção. É o princípio maior de uma sociedade”, disse.

E desta forma também pensa a vendedora de bilhetes de estacionamento Regiane Santos Silva. Para ela, embutido no amor, vem o respeito. “Espero que as pessoas possam se amar mais. Estamos vivendo muita desunião, isso gera falta de respeito entre as pessoas”.

O funcionário público aposentado Francisco Portela disse que a paz é o caminho para compreensão e entendimento entre os homens.  Para o limpador de ruas Valdivino Souza Valdoino, Cuiabá precisa de afeto. “As pessoas têm que ter mais amor um pelo outro, ninguém mais respeita ninguém, infelizmente é isso que está acontecendo”.

A desigualdade foi o tema da dona Ilda Vicente Tiago, vendedora de roupas em uma barraca na Praça 8 de Abril. A esperança dela para 2012 é que a lacuna que separa os endinheirados dos que tem tão pouco seja amenizada, principalmente em Cuiabá, capital de um Estado tão rico.

“A gente espera que as coisas melhorem para pessoas mais carentes. Muitos têm tão pouco aqui em Cuiabá. Para isso espero que as pessoas tomem mais consciência, porque há tanta roubalheira. Tanto dinheiro para essa Copa (do mundo de 2014) que a gente não sabe para onde vai”.

O setor mais mencionado foi o da Saúde. Por quase unanimidade, os entrevistados pediram que os governantes tivessem um maior zelo e preocupação já que no ano que passou os problemas proporcionaram um desafio grande para médicos e enfermeiros, mas também gerou descontentamento em pacientes que realmente necessitam do Sistema Únio de  Saúde.

O mototaxista Vicente Costa espera que o setor tenha realmente atenção por parte  dos gestores. “A Saúde está precisando de mais recursos, principalmente o Pronto-Socorro de Cuiabá, onde chega tanta gente do interior”.

Eder Pereira, jornalista, também concorda que o setor que precisa de mais atenção neste ano que se inicia é o da Saúde. “O Pronto-Socorro precisa de uma boa gestão, além do que a Saúde é primordial para população e deve ser melhorada”.

“Em 2014 vai ter a Copa e não vai ter hospitais com bom atendimento, nem os particulares estão dando conta agora da demanda. Então o setor da Saúde tem que melhorar”, disse a estudante Adrielly Costa.

A infraestrutura em Cuiabá foi lembrada pela estudante Franciane de Lima. “A infraestrura na cidade deve melhorar, não tem como ficarmos sem um sistema decente. Além disso, peço para este ano mais Saúde, que não tem quem não fale desse setor né? E mais respeito entre as pessoas, aqui em Cuiabá há muito preconceito”.

O setor cultural também não deixou de ser lembrado pelo entrevistado Reinaldo Rodrigues. Produtor cultural na cidade, Reinaldo acredita que Cuiabá precisa de muito mais incentivo no setor.

“O festival Cururu e Siriri é incrível, em 2011 vimos a potência dessa cultura e isso tem que explodir cada vez mais tanto nacional como internacionalmente. Além de melhorar o setor da cultura, que precisa, quero mais paz, são só três letrinhas, mas deve ser pensada mais vezes”.

Confira o que outros entrevistados desejaram para 2012:

“Espero que em 2012 tenha mais paz, saúde e que sejamos abençoados”, Helena Vilela, servidora pública.

“Que os setores administrativo e político melhorem e que o relacionamento entre as pessoas seja baseado no respeito”, Carlos Eduardo Epaminondas, médico.

“Esperança de muito trabalho e muita paz”, Vanderson Francisco dos Santos, músico.

“Eu acredito que a esperança está em cada um de nós nos unirmos para que as pessoas lutem pelo bem. 2012 será ainda melhor e assim será em outros anos”, Norma Galindo, primeira-dama de Cuiabá.

“Mais saúde para a população é que o precisamos, e depois tem a segurança que precisa ser melhorada, é muita violência que existe por aqui”, Marcos Xavier, cinegrafista.

“Espero que os serviços necessários, tanto na esfera municipal quanto na estadual sejam melhorados. Além disso, mais sorriso no rosto das pessoas”, Tânia Matos, secretária-adjunta do Município.

“Mais felicidade, solidariedade e emprego para as pessoas aqui em Cuiabá. Ah! Também quero que melhore a Saúde que está muito precária”, Andreia Keith, estudante.

“Peço paz no coração das pessoas, principalmente no trânsito que está precisando de mais atenção”, Valter Augusto Moraes, motorista.

“Cuiabá precisa de mais Saúde e Segurança para este ano. Mas também não podemos nos esquecer de paz e união para este e os próximos anos”, Odete Mendes da Silva, vendedora de revistas.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros