O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no final da manhã desta segunda-feira (4), um alerta de tempestade válido para 59 municípios de Mato Grosso, incluindo a capital, Cuiabá. O aviso segue vigente até às 10h da manhã desta terça-feira (5).
Segundo o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm por dia, acompanhadas de ventos moderados. O alerta inclui risco de queda de galhos, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e prejuízos em plantações. Em Cuiabá, a segunda-feira será marcada por tempo quente e instável, com temperaturas entre 24°C e 36°C.
Na terça-feira, a mínima cai para 22°C, e a máxima não deve passar de 33°C. Para quarta, quinta e sexta, a previsão aponta temperaturas entre 20°C e 36°C, com umidade elevada e possibilidade de chuvas em diferentes períodos do dia.
Frente fria no fim de semana
A partir do próximo sábado (9), a chegada de uma massa de ar frio deve derrubar os termômetros em Cuiabá e diversas regiões do estado. A previsão indica mínima de 17°C e máxima de 27°C para o sábado. Já no domingo (10), o frio será ainda mais intenso, com temperaturas variando entre 14°C e 29°C.
O frio continua no início da semana seguinte: na segunda-feira (11), os termômetros podem marcar mínima de 13°C e máxima de 26°C. Na terça (12), a temperatura sobe um pouco, variando entre 14°C e 30°C. A tendência, segundo os meteorologistas, é de aquecimento gradual ao longo da semana.
Municípios sob alerta de tempestade
O aviso do Inmet inclui as seguintes cidades: Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Araputanga, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Conquista D’Oeste, Cuiabá, Curvelândia, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Pedra Preta, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Poxoréu, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.
A orientação do Inmet ´para a população dessas localidades deve ficar atenta às condições climáticas e evitar áreas de risco durante as chuvas fortes, como regiões alagadiças, proximidade de árvores e fiação elétrica.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.