Os fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) efetuaram a apreensão de 966,01 metros cúbicos (m³) de madeira em tora e 402,74 m³ de madeira serrada, durante uma operação de combate ao desmatamento ilegal na cidade de Rondolândia. A quantidade é equivalente ao carregamento de 40 caminhões.
A ação foi desenvolvida em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e resultou na aplicação de multa no valor de R$ 642 mil. Para o superintendente de fiscalização da Sema, major Fagner Augusto do Nascimento, tem indícios de que a madeira é proveniente de desmatamento ilegal.
“Encontramos empresas sem o licenciamento ambiental e muita divergência de saldo no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora)”, disse.
Entre os dias 11 e 25 do mês que terminou ontem, os fiscais vistoriaram 12 madeireiras. A ação culminou com a elaboração de sete autos de infração, 10 de inspeção e dois termos de embargo. Nascimento ressalta que a região noroeste de Mato Grosso tem o maior índice de desmatamento ilegal.
Cerca de 442 m³ de tora foram doados para a prefeitura municipal de Rondonlândia. Os demais se encontram apreendidos em posse da delegacia de polícia.
Balanço
Desde o início do ano até o momento já foram apreendidos 5,57 mil m³ de madeiras em Mato Grosso. A quantia é equivalente à 220 caminhões cheios. Ao todo já foram aplicadas multas de R$ 2,33 milhões.
Já no ano passado a Sema registrou autuações em 65.840 hectares de desmatamento ilegal. Isso representa um aumento de 81,6% dessa ilegalidade ambiental, se comparado a 2014, quando foram autuadas 36.238 hectares.
Além do desmatamento, apreensões de veículos usados nessa modalidade criminosa também registrou aumento. Saiu de 454 autuações em 2014 para 708 em 2015.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.