A irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Janaina Reis Miron, foi presa nesta quinta-feira (15) após ser identificada pelo sistema de monitoramento Smart Sampa, ferramenta de reconhecimento facial da Prefeitura. Segundo a Polícia Militar, ela era alvo de dois mandados de prisão por desacato, embriaguez ao volante e lesão corporal.
A captura ocorreu na UBS Veleiros, no bairro Socorro, zona sul da capital, por volta das 15h20. Após confirmação da identidade, Janaina foi encaminhada ao 11º Distrito Policial, em Santo Amaro.
O primeiro mandado está relacionado a um caso de outubro de 2022, em Botucatu, quando ela foi flagrada dirigindo sob suspeita de embriaguez, sem documentos e com habilitação vencida. Na ocasião, segundo relato policial, teria desacatado agentes e ameaçado soltando cães contra eles. Condenada em julho de 2025, recebeu pena de 1 ano e 3 meses em regime aberto.
O segundo mandado refere-se a um episódio de 2014, quando foi acusada de agredir o filho de 11 anos. A Justiça apontou lesões leves e condenou Janaina a oito meses de prisão em regime aberto em abril de 2024.
Em nota, a gestão municipal afirmou que a prisão “está amparada em mandados judiciais, obedeceu ao rigor da lei e foi executada seguindo os critérios de identificação do Smart Sampa”.
O caso tem repercussão política, já que a detenção ocorreu por meio da tecnologia considerada uma das principais bandeiras da atual administração. O Smart Sampa, implementado em 2023, conta com mais de 40 mil câmeras e integra dados biométricos em tempo real para localizar foragidos e combater a criminalidade.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

