Durante agenda nesta quarta-feira (11/2), o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) anunciou que deixará o cargo de chefe do Executivo do Distrito Federal no dia 28 de março para se candidatar a uma vaga no Senado.
“Eu, no dia 28 de março, me afasto do governo do Distrito Federal para buscar uma vaga no Senado e deixo o governo nas mãos da Celina [Leão], para que ela possa fazer uma administração respeitada por toda a população do Distrito Federal”, destacou o governador.
Em setembro de 2025, Ibaneis confirmou ao Metrópoles que pretendia concorrer ao Senado pelo DF.
Ibaneis Rocha entrou para a política em 2018, quando se candidatou a governador e venceu a eleição pela primeira vez. Em 2022, o advogado licenciado foi reeleito para o cargo em primeiro turno.
Pedidos de impeachment
Sobre os pedidos de impeachment contra ele, Ibaneis afirmou que todos “vão para a gaveta, porque é de lá que nunca deveriam ter saído”.
“A questão do impeachment é que eles ficam tentando criar fatos políticos por conta desse evento que aconteceu entre o BRB e o Master. Mas sabem todos eles que não tenho qualquer tipo de envolvimento e as pessoas que estão sendo processadas na Justiça vão ter a oportunidade de ir la e apresentarem suas defesas. Então o caminho de todos os pedidos de impeachment é o mesmo: todos vão para gaveta porque é de lá que nunca deveriam ter saído”, disse Ibaneis.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) arquivou nessa terça-feira (10/2) um pedido de impeachment que citava supostos crimes envolvendo a aquisição de carteiras de crédito suspeitas de fraude do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), além da própria tentativa de compra do Master.
Segundo despacho, assinado pelo presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), nessa segunda-feira (9/2), o pedido foi protocolado por Antônio Vitor Leitão, servidor da Secretaria de Educação do DF.
O presidente da CLDF seguiu parecer da Procuradoria-Geral da Casa, que se manifestou pelo arquivamento sumário. O órgão apontou “ausência de elementos formais (prova de legitimidade e individualização de conduta) e carência de justa causa (falta de apresentação de elementos indiciários)”.
Agendas públicas
O governador do Distrito Federal participou nesta quarta-feira (11/2) da inauguração das obras de urbanização da QR 119 de Santa Maria e da assinatura de ordens de serviço para pavimentação da via marginal à DF-290, além da ampliação do terminal do BRT Sul.
FONTE: https://www.metropoles.com/distrito-federal/ibaneis-diz-que-deixa-gdf-em-28-de-marco-para-se-candidatar-ao-senado
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






