"Frade franciscano, escritor e intelectual orgânico das causas populares, Frei Sérgio foi mais do que um dirigente; foi um pastor que escolheu o 'cheiro das ovelhas' e o barro das trincheiras. Sua partida deixa um vazio imenso na luta social brasileira, mas seu legado de soberania alimentar e dignidade camponesa permanece vivo em cada semente crioula plantada neste solo", afirmou o MST em nota.
Ex-deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Frei Sérgio era filiado ao PT desde 2000. Em 2022, ele foi candidato a deputado estadual no Estado mais uma vez e foi eleito suplente. Militante de organizações de luta pela reforma agrária, ele foi também dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Frei Sérgio, a quem chamou de um grande amigo. Lula citou o apoio que recebeu do ex-deputado durante o período em que esteve preso em Curitiba, em 2018, e exaltou o trabalho de Frei Sérgio pela agricultura familiar e no combate à fome.
"A fé e as sábias palavras de Frei Sérgio durante suas visitas em Curitiba me ajudaram a atravessar com força e esperança os momentos difíceis da prisão injusta a que fui submetido. Ele carregava consigo uma história de vida exemplar. De luta e de sacrifícios pessoais - incluindo greves de fome - para garantir os direitos daqueles que vivem da agricultura familiar", escreveu o presidente em publicação no X.
"Frei Sérgio dedicou sua vida a cumprir o ensinamento de Cristo: 'Dai de comer a quem tem fome'. Lutou pela alimentação do corpo e da alma. E deixa esta vida com sua missão cumprida, que seguirá servindo de exemplo e inspiração a todos nós. Descanse em paz, companheiro", finalizou.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




